Defesa Profissional reivindica mais união da classe

Uma classe farmacêutica mais unida e mobilizada é fator chave na busca de melhores condições profissionais para a classe, a Defesa Profissional Farmacêutica (D.P.F.) é uma das ferramentas apropriadas para atingir os objetivos de mobilização e valorização! É bom lembrar que diversas entidades nasceram dentro do contexto da Defesa Profissional Farmacêutica (D.P.F.) e passaram a ser unidades autônomas. Dentro destas cito o Conselho Regional de Medicina e a Unimed. Estamos estruturando uma proposta de constituição desta Entidade. Além disso, estamos à procura de farmacêuticos interessados e empenhados na defesa profissional de uma maneira geral.

Quais as principais ações propostas a serem desenvolvidas nessa área, nesta Entidade?

Uma, talvez a principal, será definir um espaço de discussão para abordar temas de defesa da profissão, divulgando idéias que levem o farmacêutico a pensar sobre a sua situação e divulgando o valor pago em todos os Estados. No outro lado, todos os agravos que ameaçam a classe como um todo são analisados pela Entidade de Defesa Profissional Farmacêutica e com a assessoria jurídica e sugeridos meios de luta para a solução. Mas é importante ressaltar que a Defesa Profissional Farmacêutica (D.P.F.) não pode sair por aí como um ministério público defendendo os farmacêuticos sem ter recebido deles um mandato específico para cada causa. Em muitos casos a atuação da Defesa Profissional Farmacêutica (D.P.F.) é alertar seus associados/afiliados de que este contrato ou aquela deliberação é ilegal ou antiético. Em alguns casos os farmacêuticos envolvidos são consultados e, se quiserem enfrentar o problema, receberão da Defesa Profissional todo o apoio da entidade como um todo.

Como vemos a situação profissional do farmacêutico no Brasil:

Infelizmente os farmacêuticos estão muito atrás dos demais movimentos profissionais em todo o Brasil. Os salários praticados são os menores, ou seja, o que os farmacêuticos recebem é um dos piores salários profissionais do Brasil. Existem diversas causas para isto, mas a pior é a falta de união da classe e a baixa representatividade política dos farmacêuticos no cenário dos estados e do país. Mas, volto a dizer a Defesa Profissional Farmacêutica sozinha não poderá se armar de Don Quixote e atacar todos os moinhos de vento. Daremos um belo exemplo, no início da Defesa Profissional Farmacêutica quando todos os Conselhos Regionais, O Conselho Federal e Sindicatos nos reconhecerem como entidade profissional. Depois disso não poderemos nos desmobilizar! Senão o resultado será:, “tudo igual ao que era antes”.

Como essa situação pode melhorar?

Só nós farmacêuticos podemos e sabemos fazer a Farmácia que fazemos. É uma questão de mercado. Devemos estabelecer nosso preço e não aceitar o preço que os “ecônomo-juristas” de plantão nos oferece. Hoje há MBAs voltados exclusivamente para a “regulação” – leia-se exploração – das classes profissionais. O que se verá no Brasil inteiro é que nos lugares onde os farmacêuticos forem fortes e unidos os honorários serão bem maiores.
A D.P.F. sozinha não pode fazer mais que orientar e defender. Nós farmacêuticos é que temos que nos unir em torno da D.P.F. para fazer valer o nosso valor. Aliás, uma pergunta final: Você, leitor, será sócio da D.P.F?

Assessoria Jurídica

A Assessoria Jurídica da Defesa Profissional Farmacêutica (D.P.F.) atenderá gratuitamente aos associados em dia com as mensalidades e que pertençam à associação há mais de três meses (processos administrativos e disciplinares), nas suas necessidades gerais, como análise de contratos e revisão de Estatutos, acompanhamento dos processos envolvendo os farmacêuticos, respostas a ofícios etc.
A Assessoria Técnica da Defesa Profissional Farmacêutica (D.P.F.) atenderá gratuitamente aos associados, mantendo-os informadas sobre as legislações, normativas e resoluções profissionais, além de dedicar espaço diário para soluções de dúvidas técnicas.



Esta proposta de Entidade é um sonho que compartilho com você.



Vamos multiplicar esta idéia!



Peço que todos os Farmacêuticos interessados mandem seus contatos.

Vamos fazer mobilizações para discussão deste “sonho realizável”.



Aguardo manifestações e adesões.

Abraço forte,

Luís Fernando Brum – Farmacêutico e Coach em Legislação Ética e Sanitária.

Pages