08 abril 2011

Reunião pública: diretoria analisa contribuições sobre inibidores de apetite

Na reunião pública da próxima terça-feira (12/4), a Diretoria Colegiada da Anvisa apreciará novo relatório da área técnica da Agência sobre os medicamentos inibidores de apetite. O documento contempla as contribuições coletadas durante a audiência pública, realizada no dia 23 de fevereiro, e é mais uma etapa do processo de discussão sobre o tema.
O parecer apresentado pela Anvisa em fevereiro apontava para a retirada do dos medicamentos à base de Sibutramina e dos anorexígenos do tipo anfetamínicos  (anfepramona, fempropores e mazindol) do mercado brasileiro. Estudos científicos demonstram que os produtos geram risco cardiovascular e alterações de comportamento.
É expressivo o volume de venda dos medicamentos anorexígenos no mercado brasileiro. Em 2009, foram consumidas 1,9 toneladas de sibutramina, três toneladas de anfepramona, uma tonelada de femproporex e dois quilos de mazindol, de acordo com dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
Os diretores da Anvisa decidirão também sobre a resolução que revisa a RDC 44, de 2010, que trata do controle dos antimicrobianos. Publicada em outubro do ano passado, a Resolução modificou o controle sobre a venda de antibióticos no país, tornando mais rigorosa a exigência da receita médica.
A RDC 44/2010 integrou um conjunto de decisões anunciadas pela Anvisa para enfrentar surtos de organismos multiresistentes em hospitais e clínicas.
Os diretores começam a reunião a partir das 14h30, da próxima terça-feira (12/4), no auditório da Agência, em Brasília. Toda a reunião poderá ser acompanhada em tempo real pela internet. Confira a pauta da reunião pública.

Ana Júlia Pinheiro