Brasil recebe encontro internacional sobre avaliação de tecnologias em saúde

O Brasil será o primeiro país da América Latina a sediar uma das mais importantes conferências mundiais na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde: a 8ª edição do Health Technology Assessment International (HTAi) Annual Meeting. O encontro, que ocorre entre os dias 25 e 29 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), irá discutir o papel da avaliação de tecnologias em saúde para a sustentabilidade dos sistemas de saúde no século XXI.

O HTAi é uma sociedade científica internacional, composta por 59 países, que atua como um fórum de colaboração e compartilhamento de informações e experiências na área de avaliação de tecnologias de saúde. Entre os participantes do fórum estão pesquisadores, agências de avaliação de tecnologias, gestores, acadêmicos e profissionais de saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) teve papel decisivo na realização na realização do encontro anual do HTAi em terras brasileiras. “Participamos do Comitê Organizador Local e atuamos diretamente no processo de candidatura do Brasil à sede, aprovada em junho de 2009, em Cingapura”, explica o diretor da Agência, Agenor Álvares.

Além disso, dez trabalhos científicos de servidores da Anvisa serão apresentados no encontro e a Agência participará da sessão plenária “Next steps: developing HTA for sustainable healthcare systems”.  “No âmbito da vigilância sanitária, a avaliação de tecnologias em saúde está presente em diversas atividades, como na aprovação para entrada de novos produtos no mercado e no monitoramento desses produtos no mercado”, complementa Álvares.

A programação do encontro foi construída pelo Comitê Internacional de Programação Científica (ISPC) e contou com a participação da Anvisa, Agência Nacional de Saúde Suplementar e Ministério da Saúde. Saiba mais sobre a conferência em: www.htai2011.org .
 

REDETSA

Durante o encontro, também ocorrerá o lançamento da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas (REDETSA).  A rede está sendo promovida pela Anvisa em conjunto com Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e foi criada durante o I Encontro Regional do HTAi, realizado na Argentina em outubro de 2010, por representantes de Ministérios da Saúde de países da Região das Américas, Centros Colaboradores e instituições importantes no campo da Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Com a REDETSA as autoridades de saúde da América Latina poderão trocar informações com instituições acadêmicas, centros de excelência, especialistas regionais e internacionais e redes nacionais e internacionais de avaliação de tecnologias em saúde.  As atividades da rede serão apoiadas com recursos provenientes do “Projeto Medicina Baseada em Evidências, Regulação Econômica e Avaliação Econômica de Medicamentos e Outras Tecnologias em Saúde: Formação de Rede, Disseminação do Conhecimento e Construção de Capacidades na Região das Américas” no âmbito do Termo de Cooperação n.64 (TC 64), firmado entre Anvisa e Opas em 2010.

Avaliação de Tecnologias de Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a avaliação de tecnologias em saúde é um processo de investigação das conseqüências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde. Entendem-se como tecnologias em saúde: medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte, e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.


Danilo Molina


Pages