Representante da OMS fala dos resultados da Assembleia Mundial da Saúde


Os perigos associados ao comércio de medicamentos falsificados e as estratégias necessárias para inibir este mercado ilegal foram tópicos de destaque durante a 64a Assembléia Mundial da Saúde. A informação foi dada por Sabine Kopp, da Organização Mundial da Saúde, durante palestra realizada nesta quinta-feira (7/7) na VI Conferência da Rede Pan-Americana de Regulamentação Farmacêutica (Rede Parf), que acontece em Brasília.

A OMS criou um grupo de trabalho para tratar especificamente sobre as ações de controle voltadas para o mercado ilegal de medicamentos. A primeira reunião do grupo, chamado de SSFFC (Substandard/Spurious/Falsely-labelled/Falsified/Counterfeit medical products), foi realizada em fevereiro. “Durante o encontro, foram definidas questões logísticas e a dinâmica de trabalho do grupo”, explicou Sabine Kopp. O mandato do grupo foi renovado durante a Assembleia. A próxima reunião já está sendo organizada, mas ainda não tem data definida.

Sabine Kopp apresentou, também, os temas das 28 resoluções aprovadas durante a 64a Assembléia Mundial da Saúde e fez um resumo sobre as principais questões debatidas durante o encontro, realizado entre os dias 16 e 24 de maio deste ano. “Considerando a complexidade de alcançar consensos numa organização que conta com 193 estados-membros, posso afirmar que a Assembleia foi um sucesso”, celebrou Sabine.

Mais informações sobre a 64ª Assembleia Mundial da Saúde podem ser obtidas no site da OMS (http://www.who.int).


Vanessa Amaral
Fonte: Imprensa/Anvisa


Pages