Países discutem Farmacopeia do Mercosul

Até esta quinta-feira (18/8) acontece, em Foz do Iguaçu , no Paraná, o 1º Encontro da Farmacopeia do Mercosul. Representantes das autoridades sanitárias do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina discutem a elaboração de um documento para que o bloco econômico tenha regras comuns para a produção e análise de medicamentos e aquisição de insumos farmacêuticos.


O objetivo é elevar o padrão de qualidade  dos medicamentos e dar mais força ao Mercosul na área da saúde. De acordo com a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito, os quatro países juntos ocupam a 6ª posição mundial na compra de insumos farmacêuticos.


A Farmacopeia é o documento de referência para a aquisição e produção de medicamentos pelos laboratórios farmacêuticos. O documento do Mercosul vai aumentar a proteção dos países da região contra a importação de produtos de baixa qualidade.


“A existência de padrões semelhantes de qualidade também é um impulso para o desenvolvimento regional do complexo farmacêutico nestes países e terá um impacto direto no acesso da população aos medicamentos”, explica Maria Cecília.


De acordo com Maria Cecília, a proposta é que a Farmacopeia do Mercosul produza resultados positivos para todos os países do bloco e que seja voltada para a produção dos medicamentos que interessam aos sistemas de saúde dos países-membros.


A Farmacopeia define os métodos de análise e as monografias para o desenvolvimento de medicamentos. No Brasil, a Farmacopeia é editada desde 1929 e é um instrumento estratégico para que a indústria nacional tenha autonomia na fabricação destes produtos.


O financiamento para a realização das reuniões que culminarão na Farmacopeia do Mercosul é resultado  de acordo de cooperação assinado pela Anvisa, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação. Brasil e Argentina já desenvolvem um trabalho de cooperação na área.




Pages