Profissionais de vigilâncias participam de capacitação para inspeção de medicamentos

Até esta sexta-feira (30/9), 130 profissionais de vigilância sanitária participam do curso de capacitação voltado para as atividades de inspeção de laboratórios e análise de medicamentos. A capacitação envolve a validação e verificação de metodologias compendiais da Farmacopeia, ou seja, o trabalho que é realizado para interpretar e adequar as metodologias da Farmacopeia à realidade de cada laboratório e validar novas metodologias quando necessário. O objetivo deste trabalho é garantir a qualidade do medicamento que chega ao consumidor final.

Outro tema da capacitação é o controle da qualidade da matéria-prima e da técnica utilizada para controlar a presença de impurezas no medicamento pronto. A capacitação reúne profissionais dos Laboratorios Centrais de Saúde (Lacens), além de servidores das vigilâncias sanitárias dos estados e da Anvisa.

O curso está sendo ministrado pela professora Margareth Marques, Cientista Sênior da Farmacopeia Norte-Americana (USP). A iniciativa é resultado da parceria entre a Anvisa e a Farmacopeia que prevê a realização de outras duas capacitações até o fim deste ano. O encontro acontece no auditório da Anvisa em Brasília.

Carlos Augusto Moura


Pages