Em programa de rádio, diretor-presidente da Anvisa fala sobre genéricos e inibidores de apetite

O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, participou nesta sexta-feira (2/8) do programa Brasil em Pauta, transmitido ao vivo pela TV NBR, das 8h às 9h. No programa, o diretor respondeu a questionamentos de repórteres de rádio de todo o país e falou sobre medicamentos genéricos, inibidores de apetite e anuência prévia.

Segundo Barbano, o mercado de genéricos no Brasil ainda tem muito espaço para crescer. “O mercado de genéricos aqui ocupa 25% do mercado de medicamentos. Em alguns países da Europa, essa porcentagem chega a 60%”, disse. Para o diretor, o crescimento do setor está diretamente relacionado à eficiência regulatória.

“A aprovação de medicamentos genéricos no Brasil é uma atividade recente, com pouco mais de 10 anos. Hoje, registramos, por ano, um número três vezes maior de genéricos do que no início do programa. Nossa prioridade é que produtos de qualidade cheguem rápido ao consumidor”, afirmou Barbano. O diretor explicou que, atualmente, a análise de um medicamento genérico na Anvisa leva de 12 a 15 meses.

A restrição do uso de inibidores de apetite no país foi outro assunto levantado pelos radialistas durante a entrevista. Barbano falou sobre o processo de discussão do tema na Anvisa e assegurou que a decisão será tomada de forma transparente, em reunião aberta ao público. O diretor também comentou o posicionamento do Conselho Federal de Medicina, que alega que a opção pela retirada dos anorexígenos vai ferir a autonomia dos médicos.

“Compreendo a preocupação da classe médica com as opções terapêuticas disponíveis para seus pacientes. No entanto, é dever do Estado assegurar que a população brasileira tenha acesso a medicamentos seguros e eficazes. Os médicos têm total autonomia para prescrever medicamentos, o que não significa dizer que não devam se sujeitar às leis do país”, ponderou.

Produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o Brasil em Pauta é um programa de rádio mensal que aborda ações e políticas do governo federal. A entrevista acontece ao vivo, das 8h às 9h, com transmissão pela TV NBR.


Ouça a íntegra da entrevista de Dirceu Barbano para o programa Brasil em Pauta.




Pages