Rede lidera setor farmacêutico em venda e lojas em 2011

Empresa assume a liderança tanto em faturamento quanto em número de lojas. Informação é da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)

 A Raia Drogasil assumiu a liderança do setor farmacêutico no Brasil em 2011, tanto em faturamento quanto em número de lojas, conforme levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), divulgado nesta sexta-feira.
A companhia, resultado da união das redes Raia e Drogasil, que ocorreu no segundo semestre de 2011, foi seguida pela Drogaria São Paulo, já considerando a aquisição da rede Drogão e a associação à Pacheco, também no ano passado.
De acordo com o ranking, a rede Pague Menos ficou com o terceiro lugar em faturamento, enquanto a Brazil Pharma, holding de farmácias do BTG Pactual, respondeu pela terceira posição em número de lojas e pela quarta em vendas.
O levantamento considera as redes Big Ben, Mais Econômica, Rosário e Sant'ana, adquiridas pela Brazil Pharma.
O aquecido movimento de consolidação no setor farmacêutico levou a Abrafarma a alterar a composição do ranking no último ano, passando a considerar os grupos já com as operações combinadas.
Se desconsideradas as fusões e aquisições, a rede cearense Pague Menos liderou o ranking em termos de faturamento, seguida por Drogaria São Paulo, Drogasil, Raia e Pacheco.
Em termos de número de lojas, a Pague Menos também ficou com o primeiro lugar, nessa métrica. Na sequência apareceram Raia, Drogasil, Drogaria São Paulo e Pacheco.
Fonte : Revista Exame - mar 2012

Pages