OPORTUNIDADE ! Exames e diagnósticos instantâneos, direto na farmácia

Olá,

O mercado está evoluindo muito rápido! Em breve a ANVISA deverá regular o mercado de testes rápidos e aplicação de vacinas nas Farmácias. Você e sua Empresa já estão prontos? Se ainda não, CONTEM com a Equipe Brum Consulting, especializada em Consultoria Farmacêutica e implantação de serviços!

Boa leitura!



Exames e diagnósticos instantâneos, direto na farmácia

http://www.labnetwork.com.br/destaque/exames-e-diagnosticos-instantaneos-direto-na-farmacia/  

Alere teste
A tecnologia para que farmacêuticos possam assumir o papel de acompanhar e incentivar o paciente a acompanhar seus indicadores biológicos já existe: testes point of care
Mais de metade dos pacientes brasileiros (53%) não segue corretamente os tratamentos indicados por seus médicos; 26% afirmam ter dificuldades para fazer consulta de retorno por conta da agenda dos especialistas, fila de espera e custo; e outros 23% afirmam que abandonaram as medicações prescritas devido ao incômodo causado por efeitos colaterais. Por outro lado, 21% dos pacientes brasileiros afirmam que interrompem o tratamento assim que começam a se sentir melhor, mesmo antes do fim do prazo indicado pelo médico.
Os dados são de pesquisa IBOPE encomendada pela Abrafarma (Associação Brasileira de redes de Drogaria e Farmácias) e realizada em setembro de 2016, com 2.002 pessoas em 143 municípios brasileiros. São dados que revelam que, em todo o País, os sistemas público e privado de saúde não são suficientes para garantir que o paciente assuma compromisso com o tratamento de sua saúde de acordo com as orientações médicas.
Apenas no município de São Paulo, por exemplo, são mais de 350 mil pessoas na fila para a realização de exames e consultas de acompanhamento, de acordo com dados de agosto de 2016; parte desses pacientes aguardam há pelo menos cinco meses por suas consultas. A estatística levou o prefeito João Doria (PSDB) a apresentar um programa de Corujão no sistema de saúde como uma das primeiras ações de sua gestão.
Mas há, também, uma ação que depende do governo federal e que poderia ampliar a estrutura disponível para pacientes acompanharem sua saúde e o tratamento de doenças: regulamentar, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Lei 13.021/2014, que autoriza ao farmacêutico aplicar vacinas e realizar o acompanhamento da saúde do paciente por meio de exames rápidos que avaliam indicadores-chave para cada condição.
A tecnologia para que farmacêuticos possam assumir o papel de acompanhar e incentivar o paciente a acompanhar seus indicadores biológicos já existe: equipamentos e dispositivos para testes rápidos como os produzidos pela multinacional Alere permitem a leitura instantânea de diversos dados sobre mais de 100 categorias de doenças.
A tecnologia e os testes são chamados como point of care, ou seja, equipamentos e dispositivos que permitem a realização de exames fora do ambiente convencional de um laboratório. Geralmente, esses exames requerem uma pequena amostra de material: sangue capilar (ponta de dedo) ou uma pequena quantidade de secreção nasal, por exemplo.
Segundo Cyrille Schroeder, Vice-presidente de Marketing da Alere, a testagem rápida e portátil é uma aliada do acesso ao diagnóstico e acompanhamento médico em um cenário em que os sistemas de saúde estão sobrecarregados, como no Brasil.
“O Point of Care [termo em inglês para o diagnóstico portátil] fornece uma ampla gama de ferramentas para a assistência farmacêutica, permitindo que essa rede possa atuar para desafogar os gargalos da saúde. Mais do que isso, a praticidade desse tipo de exame traz vantagens no entendimento epidemiológico de doenças, chegando a pacientes assintomáticos que não se preocupariam em realizar um exame em curto ou médio prazo, transformando desinformação em informação. Graças a um resultado rápido que lhe dê um sinal de alerta, ele pode passar a procurar o apoio de um médico especialista, sem necessariamente passar pela rede de pronto-atendimento sobrecarregada”, explica.
Conheça os exames instantâneos que já podem ser feitos com Point of Care

Diabetes
A Alere oferece um sistema de monitoramento para a medição dos níveis sanguíneos de HbA1c, o principal marcador para o controle da glicose, tanto no laboratório como em lugares remotos. O Analisador Alere Afinion™ permite determinar a HbA1c no consultório médico, imediatamente na presença do paciente. Esse diagnóstico é feito com uma quantidade mínima de sangue, em 03 minutos.


Dislipidemia
A dislipidemia descreve quantidades anormais de colesterol e triglicérides no sangue, aumentando o risco de aterosclerose, doença cardíaca, AVC e hipertensão. Em média, os testes para dislipidemias levam 07 minutos.


HIV
Outra doença que pode voltar a se espalhar por conta da queda do uso de preservativos por parte dos jovens. A detecção precoce da infecção por HIV é fundamental para ajudar a minimizar novas transmissões da doença. As rotas principais de infecção são sexo não seguro, compartilhamento de agulhas contaminadas, e de mãe infectada para o filho. O teste Point of Care permite descobrir se um indivíduo é soropositivo em 15 minutos.


Sífilis
A sífilis é causada pelo organismo Treponema pallidum e normalmente é transmitida pelo contato sexual. Também pode ser transmitida de mãe para filho (sífilis congênita). É curável; entretanto, se não for tratada pode levar a danos cardíacos e neurológicos irreversíveis. Atualmente, por conta da queda do uso da camisinha entre jovens, voltou a estar no foco das ações de prevenção de DSTs. Com o Point of Care, essa informação pode ser acessada em 15 minutos sem a necessidade de uma estrutura laboratorial.

Abraços!



Luís Fernando Brum
Consultoria Farmacêutica
(41) 99936.9977 – TIM - WhatsApp
(51) 99696.6644 -VIVO                                                                                                          
lfbrum254 - Skype

Pages