Mercado Farmacêutico - Como faço para minha empresa aumentar a lucratividade?

Apesar de continuar crescendo dois dígitos por ano, o varejo farmacêutico se encontra em um momento desafiador: manter-se equilibrado devido ao dinamismo do setor e comportamento do consumidor.
O mercado farmacêutico historicamente vem apresentando crescimento, sendo 11,76% em 2018¹ com faturamento de R$ 120 bilhões e também no volume de estabelecimentos, com um crescimento mais tímido, 1,5% em 2018, um aumento superior a 2.100 estabelecimentos no país em um ano.
Segundo pesquisa feita pela EBIT, em parceria com a Nielsen, em 2018, o e-commerce foi responsável por 16,4% do volume de pedidos nas farmácias – um crescimento de 51%, quando comparado com 2017. Em termos de faturamento, representou 6,8% do total do varejo, um crescimento de 41,6%. Porém, é preciso ficar atento à legislação, pois existem várias exigências a serem cumpridas para quem quer ter sua loja virtual.
Ainda, as grandes redes têm dominado o mercado. Em 2018 as farmácias associadas à Abrafarma representaram 41,2% do faturamento total do setor farmacêutico, apesar de a Associação ter apenas 9,3% do total das farmácias do Brasil.
Assim, a “guerra de preços” compromete a lucratividade, que aumenta devido ao contexto nacional de emprego e renda, da ampliação do e-commerce no segmento farma, do crescimento do volume de lojas e da força das grandes redes.
Contudo, estes fatores demonstram que existe espaço para todos, pequenas, médias e grandes empresas. Apenas os desafios são diferentes! Sendo a adoção de estratégias e ferramentas de gestão o principal das pequenas e médias, que ainda não despertaram completamente para a importância destes fatores. Já as grandes redes precisam dar escala nas vendas para maximizar a lucratividade.

Você sabe qual o seu diferencial competitivo?

Esta é uma pergunta chave, pois é o que te diferencia dos demais players do mercado e o que pode mudar a escolha de compra do cliente. Também deve ser a base de toda sua comunicação e estratégias de gestão, fundamentais para o sucesso de qualquer negócio hoje em dia!
Além de preço, o consumidor busca experiência e isto é algo que é difícil de ser copiado e isto gera vantagem competitiva! Mas para isso, além de mix de produtos, layout, é preciso conhecimento, processos bem definidos e equipe treinada adequadamente.
Nas farmácias, medicamentos, itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos já são “commodities”! É preciso olhar para o que pode te diferenciar da maioria, subir de patamar e olhar para SERVIÇOS FARMACÊUTICOS! Esta é uma excelente oportunidade de negócio garantida por lei e, aos poucos, deve se consolidar dentro das farmácias brasileiras.
No entanto, como se não bastassem os inúmeros desafios gerenciais de mercado, não raramente, os empresários se deparam com problemas de natureza sanitária (VISA e ANVISA) ou ético-profissionais (CRF) que aparentemente seriam secundários, mas que tomam vulto e desestabilizam os profissionais envolvidos no dia-a-dia da farmácia.

Não quer ser apenas mais uma farmácia na sua cidade, no seu bairro?
Quer aumentar a lucratividade do seu negócio?
Quer ter mais tranquilidade e segurança com relação à fiscalizações, autos de infração, reclamatórias trabalhistas?

A Brum Consulting já auxiliou mais de 700 clientes a alavancarem seus negócios! Vamos conversar?




Pages