INFORMAÇÕES SOBRE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO BRASILEIRO



“A OMS propõe que, para o uso racional de medicamentos é preciso estabelecer a necessidade da utilização do medicamento e sua prescrição apropriada. A melhor escolha, de acordo com os ditames de eficácia e segurança comprovados e aceitáveis. “
As salas de atendimento farmacêutico ou salas de serviços farmacêuticos, constituem uma estratégia para atender as necessidades particulares de informação, não só de uso de medicamentos, mas também de análise populacional de parâmetros biológicos (peso, altura, IMC, pressão arterial, circunferência abdominal, dentre outros), esclarecendo a população sobre o uso correto dos medicamentos, orientações de suplantação alimentar, indicações de cosméticos, fitoterápicos, florais, e demais categorias em que o profissional esteja habilitado.
Estas informações são valiosíssimas! Elas nos fornecerão dados estatísticos de grande relevância, tanto do ponto de vista de perfil populacional (comorbidades e doenças associadas) quanto de farmacovigilância.

O mercado de serviços realizados nas Farmácias está em franco crescimento. A tendência é de ampliação das atividades possíveis de serem realizadas nas Farmácias, como testes rápidos para doenças infecciosas, aplicação de vacinas e mais parâmetros biológicos (hoje apenas a glicemia é regulada).
O mercado de programas de captura e tratamentos destas importantes informações ainda está “engatinhando”. Com a possibilidade destes testes serem realizados, um sistema deve poder capturar os dados sem a necessidade de digitações (interfaceamento).
Vamos fazer um exercício de futurologia:
Sua Farmácia e o Farmacêutico, estão habilitados e qualificados em Serviços Farmacêuticos, sua infraestrutura está pronta para receber até 20-30 pacientes/dia. Hoje, conforme as normas sanitárias, TODO o atendimento deve ser registrado. A agenda está lotada! A triagem de seus pacientes consiste na verificação de parâmetros biológicos, parâmetros bioquímicos, anamnese farmacêutica e, se necessário, conciliação medicamentosa. Seu programa informatizado permite todos os registros, apontamentos, indicações e encaminhamentos a outros profissionais. Ao final os documentos obrigatórios são gerados. Periodicamente você monta os relatórios que deseja! Toda a informação está “nas nuvens”, não precisa ocupar seus bancos de dados.
Imaginou?
Hoje já existe um programa que está pronto para sua farmácia de hoje e de amanhã!
Convido-o a acessar  aphotek.com.br/ 


Luís Fernando Brum

Farmacêutico e Consultor Técnico



Pages