Variedade e atendimento para alavancar vendas nas farmácias e drogarias

Investir em variedades na cesta básica de higiene e beleza e no atendimento diferenciado para atrair clientes para as farmácias e drogarias foram um dos conselhos apresentados pela consultora de shopper, Patrícia Nielsen na palestra “Hábitos do Consumidor Brasileiro” .

A consultora afirmou que a cesta básica de higiene e beleza apresentou uma retração de 2,1% no ano passado, tendo como principais fatores negativos os produtos ligados a banho, como shampoo, condicionador, creme capilar dentre outros. A especialista destaca o crescimento das vendas porta a porta como um dos fatores que mais contribuíram para a diminuição da venda desses produtos em farmácias e drogarias.

Na opinião dela, os farmacêuticos devem ficar atentos para atrair estes dois tipos de público - o primeiro que possui um perfil maduro/ bem sucedido que busca promoções, porém se preocupa em consumir marcas tradicionais, mostra interesse em saber a composição de cada produto e costuma realizar compras pela internet. Já no segundo caso, que representa 40% do comprador da farmácia ou drogaria é a dona de casa tradicional, que busca promoção e variedade de marca e não costuma utilizar a internet para adquirir produtos.

A pesquisa apresentada revela 18% de aumento na venda do mercado porta a porta contra 2% em farmácias e drogarias de 2007 a 2008. A consultora acredita que as vendas do porta a porta disparam em razão do conhecimento que os profissionais possuem sobre cada produto comercializado, sendo capaz de prestar um atendimento diferenciado e individualizado ao consumidor. Com a substituição do ponto de compra, cerca de 3,6 milhões de compradores deixaram de adquirir os produtos de higiene e beleza nas farmácias e drogarias e passarão a comprar neste novo ponto de venda em ascensão.

Patrícia destaca que o primeiro canal que roubou mais compradores das farmácias e drogarias foram os supermercados pela variedade e facilidade de adquirir produtos, já que possuem vários outros departamentos de interesse do consumidor.

Para consolidar e conquistar novos clientes, as farmácias e drogarias precisam investir na variedade de produtos e também na qualificação de profissionais para orientarem adequadamente o consumidor além da promoção de ações de comunicação que incentive o cliente a comprar nestes pontos de venda.

O farmacêutico está habilitado pelo CFF e pela ANVISA como PROFISSIONAL PRESCRITOR !

Cada vez mais é exigido que os Farmacêuticos e Proprietários de Farmácias apliquem o direito (legislações éticas e sanitárias) como ferramenta para o desenvolvimento das Empresas, bem como agregar conhecimentos para administração do cotidiano do negócio Farmácia/Drogaria.

Os objetivos dos trabalhos da Brum Consulting em assessoria empresarial são mais do simples reciclagem, é proporcionar ao Profissional Farmacêutico e/ou Proprietário, uma nova visão da legislação sanitária e assim prepará-lo, tanto na parte teórica quanto na parte prática, para condução do dia-a-dia empresarial. Dentre estes trabalhos citamos:

• Desenvolver uma cultura sobre legislação ética e sanitária.

• Evitar processos administrativos e judiciais com os cuidados e boas práticas na administração da Farmácia.

• Compreender ferramentas para identificação prévia dos pontos críticos geradores de termos infracionários.

• Reconhecer oportunidades de mercado. Negociação com fornecedores.

• Entender a legislação ética e sanitária na prevenção dos riscos de autuações.

O trabalho é conduzido mediante a comparação do que está previsto em lei (normativas)e os fatos diários,(fiscalizações do CRF e da VISA) com uma visão crítica para fornecer uma análise completa, com ampla abertura para o campo da interação e debate. O trabalho é ordenado de maneira cognitiva, utilizando estudos de casos, experiência pessoal e profissional.

O investimento mensal da Farmácia/Drogaria para contar com este serviço é pequeno. Serão disponibilizados treinamentos (conforme agenda prévia), onde a Farmácia/Drogaria terá como despesa apenas o deslocamento e estadia, sem cobrança extra de honorários. A Farmácia/Drogaria contratante terá ainda valores diferenciados nos honorários para:

-Defesas Administrativas (Sanitárias e Éticas);

-Renovações de AFE e AE( se for o caso) e

-Medidas Judiciais

-Montagem e personalização de POPs e Manuiais

-Análise normativa da sua página de internet

-Treinamentos "in company"

Estamos ao dispor para esclarecimentos !

Equipe Brum Consulting - Coaches Associados

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