Ondansetrona - farmacovigilância ANVISA


Em virtude do risco de malformações congênitas causadas pelo ondansetrona, a gerência de farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou medidas sanitárias para as farmacêuticas que comercializam remédios com tal princípio ativo. Esses medicamentos são normalmente apresentados como Ansentron, Listo, Nausedron, Vonau e Zofran e recomendados para o controle e náuseas e vômitos em criança e adultos.

A Anvisa determinou alteração na bula devido aos riscos de deformação orofacial identificada em bebês, que tem como causa a administração da ondansetrona pela mãe durante o primeiro trimestre de gravidez. As farmacêuticas responsáveis também deverão emitir carta aos profissionais de saúde, relatando esse risco e notificando as atualizações na bula desses medicamentos.

Com auxílio da Câmara Técnica de Farmacovigilância e em acordo com determinações de outras agências regulatórias, a gerência de farmacovigilância da Anvisa estabeleceu a inserção das seguintes informações na bula dos medicamentos:

– Mulheres em idade fértil, quando utilizarem a ondansetrona, devem considerar o uso de medidas contraceptivas eficazes;

– Baseado em estudos epidemiológicos realizados em humanos, suspeita-se que a ondansetrona cause malformações orofaciais quando administrada durante o primeiro trimestre de gravidez. Por essa razão, recomenda-se não utilizar a ondansetrona durante o primeiro trimestre de gravidez;

– Em um estudo de coorte retrospectivo que avaliou 1,8 milhão de gestações, o uso do ondansetrona no primeiro trimestre foi associado com risco aumentado de fissuras orais (três casos adicionais por 10.000 mulheres tratadas; risco relativo ajustado 1,24, IC 95%: 1,03-1,48);

– Até o momento, os estudos em animais não indicam efeitos prejudiciais diretos ou indiretos em relação à toxicidade reprodutiva.

Atualmente, medicamentos com o princípio ativo pertencem à categoria B, quando não devem ser utilizados por gestantes sem orientação médica.

Fonte: Panorama Farmacêutico

Pages