Como fazer a
diferença em sua Farmácia!
Uma das principais
vantagens competitivas que o Programa Farmácia Popular oferece às Farmácias é a
entrada de clientes/usuários na loja. O reembolso financeiro, comparado com os
custos da operação e riscos, não é mais tão compensador. Mas, quem não tem o
Programa sofre com a “perda” de clientes para o concorrente. Afinal quem é usuário
do Programa Farmácia Popular tem outras necessidades e poderá ser atendido
plenamente na Farmácia que escolheu para retirada dos medicamentos e correlatos.
Hoje as atenções do
mercado estão voltadas para a opção de Serviços Farmacêuticos! Tanto os órgãos
governamentais (Ministério da Saúde e ANVISA) como o Conselho Federal de
Farmácia, lançam ofensivas para divulgação destes serviços profissionais. A
ANVISA está por alterar sua resolução sobre serviços realizados na Farmácia
(RDC 44/2009), para inclusão de mais serviços e procedimentos. Mas qual será o
motivo? O CFF tem a bandeira da valorização do farmacêutico, mas os órgãos
governamentais? Em minha opinião é mais uma maneira de diminuição de custos com
a saúde. Hoje se sabe que em torno de 40-50% das consultas em postos de saúde
são para acompanhamento de parâmetros físicos ou bioquímicos (pressão arterial,
peso, glicose, perfil lipídico, p.ex.). Não seria uma boa saída para desafogar
os postos que, na farmácia, sob supervisão dos farmacêuticos, estes parâmetros
fossem monitorados? E que, para qualquer intercorrência, obtivessem orientação e
acesso ao médico?
O que posso fazer com minha qualificação acadêmica? Como devo
preparar meu espaço físico? Quais regras devo cumprir? Como devo registrar?
Como evito problemas judiciais? Como divulgo para os médicos prescritores? Preciso
ter especialização clínica para prestar serviços e executar procedimentos
farmacêuticos? Posso delegar alguns procedimentos? Ainda existem dúvidas do que
pode ser feito e como “vender serviços”.
Acredito que estas
dúvidas estão inibindo alguns e deixando outros em stand by, aguardando para ver como fica...
Mas a questão
central, ao meu ver, é como dar uma resposta prática às necessidades dos clientes
que buscam serviços farmacêuticos, equilibrando características do negócio
farmácia com as exigências da carreira profissional de farmacêutico, de forma
que cada um possa se apropriar dos benefícios de ser um líder de mercado, fazendo
a diferença no mundo ao seu redor.
Albert Einstein disse
uma vez que dar o exemplo não é o meio principal de influenciar o outro, é o
único meio. Esse sentimento é o que nos direciona para um modelo de treinamento
da equipe para realização de serviços e procedimentos farmacêuticos, baseado na
realidade da farmácia, na comunidade em que está inserida!
Serviços e
procedimentos farmacêuticos são rentáveis? Hoje digo que são importantes! Assim
como o Farmácia Popular, colocarão clientes dentro da farmácia! Caberá a equipe
retê-los e fideliza-los.
Para que se alcance o
sucesso, temos que propiciar a transformação dos pensamentos e das ações
individuais, dos grupos e até mesmo das organizações. Precisamos treinar farmacêuticos
com carisma, paixão, capacitação e consideração, formando criadores de condições
de desenvolvimento e motivadores da equipe.
Nós, da Brum
Consulting, podemos ajuda-los!
Faça contato e
acharemos uma solução para seu caso.