SERVIÇOS FARMACÊUTICOS E LIDERANÇA DE MERCADO

Como fazer a diferença em sua Farmácia!

Uma das principais vantagens competitivas que o Programa Farmácia Popular oferece às Farmácias é a entrada de clientes/usuários na loja. O reembolso financeiro, comparado com os custos da operação e riscos, não é mais tão compensador. Mas, quem não tem o Programa sofre com a “perda” de clientes para o concorrente. Afinal quem é usuário do Programa Farmácia Popular tem outras necessidades e poderá ser atendido plenamente na Farmácia que escolheu para retirada dos medicamentos e correlatos.

Hoje as atenções do mercado estão voltadas para a opção de Serviços Farmacêuticos! Tanto os órgãos governamentais (Ministério da Saúde e ANVISA) como o Conselho Federal de Farmácia, lançam ofensivas para divulgação destes serviços profissionais. A ANVISA está por alterar sua resolução sobre serviços realizados na Farmácia (RDC 44/2009), para inclusão de mais serviços e procedimentos. Mas qual será o motivo? O CFF tem a bandeira da valorização do farmacêutico, mas os órgãos governamentais? Em minha opinião é mais uma maneira de diminuição de custos com a saúde. Hoje se sabe que em torno de 40-50% das consultas em postos de saúde são para acompanhamento de parâmetros físicos ou bioquímicos (pressão arterial, peso, glicose, perfil lipídico, p.ex.). Não seria uma boa saída para desafogar os postos que, na farmácia, sob supervisão dos farmacêuticos, estes parâmetros fossem monitorados? E que, para qualquer intercorrência, obtivessem orientação e acesso ao médico?

O foco atual das grandes redes está direcionado para este filão novo do mercado. Muitas já desenvolvem treinamentos e implantam serviços. A questão é que alguns empresários e farmacêuticos ainda não entenderam o que são “serviços e procedimentos farmacêuticos”!

O que posso fazer com minha qualificação acadêmica? Como devo preparar meu espaço físico? Quais regras devo cumprir? Como devo registrar? Como evito problemas judiciais? Como divulgo para os médicos prescritores? Preciso ter especialização clínica para prestar serviços e executar procedimentos farmacêuticos? Posso delegar alguns procedimentos? Ainda existem dúvidas do que pode ser feito e como “vender serviços”.

Acredito que estas dúvidas estão inibindo alguns e deixando outros em stand by, aguardando para ver como fica...

Mas a questão central, ao meu ver, é como dar uma resposta prática às necessidades dos clientes que buscam serviços farmacêuticos, equilibrando características do negócio farmácia com as exigências da carreira profissional de farmacêutico, de forma que cada um possa se apropriar dos benefícios de ser um líder de mercado, fazendo a diferença no mundo ao seu redor.

Albert Einstein disse uma vez que dar o exemplo não é o meio principal de influenciar o outro, é o único meio. Esse sentimento é o que nos direciona para um modelo de treinamento da equipe para realização de serviços e procedimentos farmacêuticos, baseado na realidade da farmácia, na comunidade em que está inserida!

Serviços e procedimentos farmacêuticos são rentáveis? Hoje digo que são importantes! Assim como o Farmácia Popular, colocarão clientes dentro da farmácia! Caberá a equipe retê-los e fideliza-los.

Para que se alcance o sucesso, temos que propiciar a transformação dos pensamentos e das ações individuais, dos grupos e até mesmo das organizações. Precisamos treinar farmacêuticos com carisma, paixão, capacitação e consideração, formando criadores de condições de desenvolvimento e motivadores da equipe.

Nós, da Brum Consulting, podemos ajuda-los!


Faça contato e acharemos uma solução para seu caso.

Pages