GERENCIAMENTO DE RISCOS NA FARMÁCIA


Qual a importância do gerenciamento de riscos nas Farmácias atualmente?

Há diferentes tipos de riscos, com características diferentes em função das atividades desempenhadas e das próprias características operacionais da empresa. Portanto, cada Farmácia, com ou sem manipulação, tem um contexto de riscos diferente.
Hoje, o universo virtual (e-commerce) e seus processos (terceirizações, p.ex.), apresentam riscos específicos, mas administráveis, relacionados às normas sanitárias, direito do consumidor, satisfação dos clientes, evolução tecnológica e  controle de custos.


O Programa Farmácia Popular é outro viés do comércio farmacêutico que está recheado de riscos. As auditorias DENASUS ou processos de inspeção do DAF/MS, mesmo sendo legais e rotineiros, levam  Farmacêuticos e empresários há um “estado de pânico”. Lembrando que as reposições ao erário público (FNS) e multas DAF/MS remetem o inadimplente à inscrição na dívida ativa.
Para que se possa analisar, apontar rumos e, principalmente, tomar decisões, principalmente alocação de recursos, é recomendável que sejam promovidas ações de Auditoria Interna, Controle Interno e Gestão de Riscos.
Os processos regulatórios sanitários brasileiros são determinados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, criada pela Lei Federal nº 9782 de 26 de janeiro de 1999. Em face da intensa produção normativa no Brasil, torna-se dificultoso o acesso e, principalmente, a compreensão por Farmacêuticos e Empresários sobre as normativas que regem o setor. Este fato é internacionalmente reconhecido, o que torna muito importante a atualização e acompanhamento de notícias e monitoramento de sítios eletrônicos específicos.
Uma vez conhecida e entendida a Legislação, teremos uma boa ferramenta de trabalho! Diminuindo riscos e promovendo segurança aos profissionais envolvidos (empreendedor e colaborador) para gerir e atuar neste mercado. A legislação oferece oportunidades e restrições, um bom direcionamento/conhecimento foca as oportunidades e minimiza o efeito restritivo.

A Brum Consulting prima pela eficiência, objetividade e precisão nos trabalhos que executa, por isto, mobilizamos nossas melhores ações para atender suas necessidades. Estamos ao seu dispor para maiores informações e auxílios.

Pages