Mercado Brasileiro de Farmácias – oportunidade para crescer!



Desde a publicação da Lei 13021 em 2014, o conceito de Farmácia que dispensa medicamentos foi alterado! A Farmácia, agora, é um espaço de saúde, onde também se dispensam medicamentos.
Sua farmácia poderá se beneficiar do bom momento que passa o varejo farmacêutico, em função do envelhecimento da população brasileira e da maior preocupação com a saúde.
O seu faturamento e lucro líquido podem alcançar índices não sonhados! Mas este “novo” conceito está atrelado à boa capacidade de execução do time da sua empresa, levando a ganhos expressivos de fatia de mercado.

Mercado
As 25 redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) movimentaram 16,6 bilhões de reais entre janeiro e abril deste ano, um salto de 8,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Essas empresas respondem por 42% do faturamento do setor.
Os remédios isentos de prescrição médica lideraram as vendas e foram os principais responsáveis pelo resultado. O faturamento da categoria foi de R$ 2,7 bilhões, o que significou um crescimento de 17,8%. No período, o comércio geral de medicamentos totalizou R$ 11,2 bilhões, índice 8,1% superior ao dos quatro primeiros meses de 2018. Já o segmento de genéricos movimentou R$ 1,9 bilhão, um avanço de 5,5%.
Fonte: Revista Exame. Por Natália Flach_- Publicado em 10 jun 2019, 19h00min

Como participo deste novo mercado?
Os processos regulatórios sanitários brasileiros são determinados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, criada pela Lei Federal nº 9782 de 26 de janeiro de 1999. Em face da intensa produção normativa no Brasil, torna-se dificultoso o acesso e, principalmente, a compreensão por Farmacêuticos e Empresários sobre as normativas que regem o setor. Este fato é internacionalmente reconhecido, o que torna muito importante a atualização e acompanhamento de notícias e monitoramento de sítios eletrônicos específicos.
Uma vez conhecida e entendida a Legislação, teremos uma boa ferramenta de trabalho! Diminuindo riscos e promovendo segurança aos profissionais envolvidos (empreendedores, farmacêuticos, gestores e colaboradores) para gerir e atuar neste mercado. A legislação oferece oportunidades e restrições, um bom direcionamento/conhecimento foca as oportunidades e minimiza o efeito restritivo.
Observando os dados divulgados pelo setor farmacêutico, fica evidente que os serviços na farmácia, com indicações de produtos sem obrigatoriedade de prescrição médica (medicamentos, suplementos, fitoterápicos, cosméticos, florais, dentre outros) é o caminho do sucesso de vendas e fidelização de clientes. Sem falar no baixo valor de investimentos para sua realização.
Urge um esforço conjunto, para aumentar a capacidade de resposta da farmácia às necessidades de saúde da sociedade. Isto propiciará aos pacientes não apenas o acesso aos medicamentos e demais produtos para saúde em condições seguras de uso, como também a otimização dos resultados da terapia, com vistas a melhorar o controle das suas condições de saúde, fidelização de clientes, aumento de faturamento, além de possibilitar o encaminhamento precoce ao médico, quando houver necessidade.
Mudar uma prática profissional não é tarefa simples, pois envolve o comprometimento de muitos atores. Constitui, portanto, um grande desafio, mas também uma oportunidade ímpar para o reconhecimento da relevância da farmácia em prol da saúde da população brasileira.
A Brum Consulting desenvolveu uma metodologia de treinamentos de equipes de farmácias, com o objetivo de aumentar o entendimento e venda de serviços. A metodologia S.U.C.O. (simples, única, confiável e organizada) objetiva o conhecimento e uso das legislações como ferramenta de trabalho da Equipe. A aplicabilidade dos conceitos é feita de maneira VIVENCIAL! Seu time é treinado e acompanhado na aplicação dos conteúdos desenvolvidos na sua Farmácia. Um treinador capacitado da Brum Consulting acompanha sua Equipe na rotina do “balcão”.
Importante que entendam que “Serviços na Farmácia” podem ser oferecidos por todos, e, parte deles executados por colaboradores qualificados, sempre sob responsabilidade do Diretor Técnico. Lembrando que “responsabilidade” não significa “ter que fazer “.
Ficou interessado? Quer mais informações e cotação? Faça logo contato!
Luís Fernando Brum – farmacêutico líder da Brum Consulting- Serviços Especializados em Consultoria Farmacêutica.


Pages