Anvisa pode decidir retirar a Sibutramina do Mercado


O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), afirmou nesta quarta-feira que a análise sobre os efeitos do emagrecedor com o princípio ativo Sibutramina deve ser publicada até janeiro. Neste mês, a medida que proibiu a comercialização de emagrecedores com três princípios ativos (Fenproporez, Mazindol e Anfepramona) e restringiu a Sibutramina completa um ano. Os resultados do monitoramento dos efeitos do uso da Sibutramina poderão levar a Anvisa a ter novas conclusões sobre o produto, inclusive decidir pela retirada do mercado, afirmou o diretor-presidente da agência, Dirceu Barbano.
- Ela pode sair do mercado se chagarmos à conclusão de que mesmo com todo o cuidado, não tivemos condição de manejar o medicamento – afirmou Barbano, que afirma que o controle determinado para essa droga já é o mais extremo possível, comparado ao da Talidomida.
- Nosso objetivo era com esse estudo que foi feito, dizer que para um determinado grupo pode ser que a Sibutramina seja segura. E se isso se configurar mesmo, e tivermos condições de dizer que somente esse grupo está usando, ela pode ficar no mercado – afirmou o diretor-presidente.
Ao longo de 12 meses de estudo, o uso da Sibutramina teve de ser reportado à Anvisa, que com base nesses dados está produzindo o relatório que deve ser publicado até janeiro.


 

Pages