Pesquisa da Anvisa revela os medicamentos mais vendidos no Brasil


Segundo Boletim do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) da Anvisa, que traz uma série de dados relativos ao comércio de medicamentos controlados no País, os remédios para ansiedade, geralmente usados para dormir, bateram os emagrecedores e os antidepressivos em vendas de 2007 e 2010. O mais interessante são os estados onde esses tipos de medicamentos são mais usados, quem pensou que a maioria dos consumidores desses remédios vive em locais de grande stress como são Paulo ou Brasília errou. 
O aspecto mais surpreendente da pesquisa é o lugar onde esses medicamentos contra a ansiedade e a tristeza são mais consumidos: justamente no ensolarado, bonito e alegre Rio de Janeiro , na cidade que oferece tantos atrativos, o número de psicotrópicos vendidos foi de 1 milhão e 900 mil caixas. Atrás do Rio de Janeiro, estão os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. O problema é que algumas pessoas não conseguem parar de tomá-los e podem se tornar dependentes, e o uso contínuo pode causar a Doença de Alzheimer.
Os princípios ativos clonazepam (Rivotril), bromazepan (Lexotan) e alprazolam (Frontal) ocuparam, durante todo o período analisado, as três primeiras posições de venda.  Só em 2010, foram vendidas cerca de 10 milhões de caixas do medicamento Clonazepam – o primeiro da lista. O segundo mais comercializado foi o psicotrópico Bromazepan, com 4,4 milhões de unidades vendidas, seguido pelo medicamento Alprazolam, que registrou 4,3 milhões de unidades. O boletim também apresenta estimativas de gastos das famílias brasileiras com as substâncias de maior consumo. No caso do Clonazepam, por exemplo, o investimento dos brasileiros, se considerado o preço máximo ao consumidor e a menor faixa de imposto (12%) aplicável, pode ter chegado a R$ 92,4 milhões.
O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) tem a finalidade de subsidiar ações de vigilância sanitária nos diferentes níveis decisórios e contribuir com o uso saudável de medicamentos no País. Os dados apresentados no Boletim são obtidos por meio da escrituração eletrônica dos medicamentos sujeitos a controle especial, realizada por farmácias e drogarias de todo o Brasil.

Pages