Anvisa autoriza venda de dois testes contra Aids em farmácias



A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária -  registrou dois autotestes para HIV que utilizam a saliva para o diagnóstico da doença. Os produtos HIV Detect Oral e o Saliteste são brasileiros.

Nos dois casos, o exame é feito com a coleta do fluido oral em uma tira de teste e o uso do diluente que vem com o produto. O resultado pode ser lido em cerca de 20 minutos.

Mas, de acordo com informações da Anvisa, os testes só conseguem detectar o HIV depois de um certo tempo, após a pessoa ter sido infectada. Ele se mostra bem eficiente se for feito pelo menos três meses depois da exposição ao vírus.


Isso acontece por causa da janela imunológica, que é o tempo entre a infecção e a produção dos anticorpos que são detectados pelo teste. Esse tempo varia de pessoa para pessoa podendo oscilar de 30 dias a três meses.

Em maio deste ano, a Anvisa já havia autorizado o primeiro teste de farmácia para HIV, que utiliza uma gota de sangue e tem uma janela imunológica menor.

A Aids provocou mais de 12 mil mortes no Brasil, em 2016, com um avanço nas mortes entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos.

A principal via de contágio é a sexual e o uso de preservativo ainda é a forma mais eficaz de se proteger.

Pages