INQUÉRITO SANITÁRIO. Sabe o que é??

 


O que é um ‘inquérito sanitário Brum Consulting’?

Usando o conceito jurídico, podemos descrever que o ‘inquérito sanitário’ é um procedimento preparatório para fiscalizações sanitárias e dos CRFs. Tem caráter educacional, conduzido pela equipe da Brum Consulting e voltado à colheita preliminar de dados para apurar as possíveis práticas de infrações normativas. Desta avaliação inicial serão gerados relatórios de adequações.

 

Como a Brum Consulting desenvolveu este trabalho?

As fiscalizações sanitárias e dos CRFs constituem-se em foco de vários autos de infrações e termos de interdição, que causam muitos transtornos administrativos e técnicos para as empresas.

Nossa vasta experiência neste marcado nos permite avaliar de forma qualitativa e quantitativa as possibilidades de autuações. A rotina da Farmácia, no que se refere às legislações, deve seguir uma rígida pauta, além de poder intervir, por meio dos farmacêuticos, em quaisquer desvios observados.

O reconhecimento precoce de práticas incorretas estimula a equipe, funcionários e farmacêuticos, pela implantação de programas de educação continuada (treinamentos), com vistas à adoção de medidas corretivas, dirigidas especialmente às práticas de qualidade, para obtenção de um atendimento adequado às reais necessidades dos clientes, além de favorecer a prevenção de não conformidades.

Para avaliar o perfil sanitário da empresa, primeiramente deve-se verificar a existência de dados anteriores e atuais. Esses dados podem incluir: termos de infrações lavrados, termos de ajustes de conduta, dados de rotina como, por exemplo, procedimentos padronizados (POPs), dados de fornecedores, dados de produção, etc.  A análise de tais dados pode ter implicação direta em futuras fiscalizações, sendo objeto de autuações específicas.

O próximo passo é realizar uma avaliação para compreensão preliminar dos processos aplicados na empresa. Isso pode ser feito por meio de grupos de discussão, entrevistas informativas ou observações diretas.

Métodos rápidos de avaliação fornecem as informações úteis, mas deve-se ter cautela quanto às análises que podem induzir a falsos resultados. Existem diversas variáveis que interferem no registro e posterior análise de dados sanitários. Este cuidado na seleção de boas informações é um diferencial desse nosso trabalho.

 

Como o ‘inquérito sanitário da Brum Consulting’ ajuda sua farmácia?

Os inquéritos sanitários fornecem:

• Dados quantitativos que avaliam a quantidade de possíveis não conformidades sanitárias e profissionais e

• Dados qualitativos que fornecem informações sobre a qualidade dos processos da empresa.

Existe dois tipos de Inquéritos sanitários:

Ø  Retrospectivo e

Ø  Prospectivo.

Métodos Retrospectivos:

Colhe dados do passado imediato ou de longo prazo. Esse método engloba: recordatório de termos e autos lavrados, questionário de atendimento a pontos chave de inspeções e anamnese técnica de procedimentos.

Métodos Prospectivos:

Registra informações recentes de processos de qualidade. Esse método engloba o registro de procedimentos (qualificações, contratos, recebimentos, produções, etc.).

A análise destes dados, compilados de maneira didática e apresentados aos gestores e equipes de trabalho, certamente serão um diferencial para as futuras fiscalizações, pois a equipe estará preparada para o correto atendimento de demandas vindas dos fiscais.

 

Este assunto lhe interessa? Quer obter mais informações?

Faça contato agora com a Brum Consulting.


Pages