Empresas farmacêuticas disputam pela liderança do mercado de US$ 44 bilhões para tratamento da obesidade

Mais de 30% da população mundial sofre com a obesidade. Isso representa cerca de 600 milhões de pessoas, de acordo com a World Health Organization. A Organização Mundial de Saúde afirma: a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30. São muitos fatores que causam a obesidade, mas os principais são o excesso de alimentos, o menor número de horas dormidas, o estresse e a falta de exercícios físicos.

No Brasil, 55% da população está acima do peso, número que deve subir para 88% até 2060. Sendo ligeiramente maior entre homens (57,1%) do que entre mulheres (53,9%). A obesidade crônica aumentou 72% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019. Ainda, 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. Em 2020, a obesidade custou R$ 190,5 bilhões ao país. Esse valor vai saltar para R$ 1,3 trilhão em quatro décadas. 

Nos últimos meses, uma "canetinha" com agulha na ponta virou uma febre entre as pessoas que desejam emagrecer. A princípio, a semaglutida — o nome científico da molécula — foi estudada e aprovada como um tratamento contra o diabetes. Mas logo os cientistas começaram a observar um "efeito colateral" muito interessante dela: a perda de peso. Semaglutida ou semaglutido, vendida sob as marcas Ozempic, Wegovy ou Rybelsus, entre outras, é um medicamento usado para tratar diabetes tipo 2, obesidade e sobrepeso.

A Bloomberg Intelligence espera que o mercado de tratamento da obesidade atinja US$ 44 bilhões até 2030. O valor da Eli Lilly e da Novo Nordisk cresceu quase 50% no ano passado, superando de longe o S&P 500 e o setor de saúde em geral, já que a dupla lidera o mercado em ascensão de tratamento da obesidade, previsto como o próximo grande sucesso no setor farmacêutico. A Lilly e a Novo são agora a segunda e terceira empresas farmacêuticas mais valiosas do mundo. A Lilly trocou de posição com a Johnson & Johnson pelo primeiro lugar durante a maior parte de junho – é a primeira vez que a J&J é substituída como a principal empresa farmacêutica em 15 anos. O crescimento da Eli Lilly e da Novo Nordisk foi impulsionado por avanços clínicos bem-sucedidos em uma série de medicamentos para dieta e obesidade. Desenvolvidos e lançados com sucesso originalmente no mercado de diabetes, a Lilly e a Novo mostraram que seus medicamentos, Mounjaro e Wegovy, respectivamente, proporcionam benefícios significativos para a perda de peso.

Como resultado, a Lilly e a Novo estão correndo para colocar seus medicamentos no mercado e expandir sua distribuição, enquanto outras empresas, ansiosas para fazer parte do maior mercado em desenvolvimento, estão correndo para desenvolver produtos de tratamento da obesidade para adicionar aos seus portfólios.

Embora tanto a Tirzepatida (nome comercial de Mounjaro) da Eli Lilly quanto a Semaglutida da Novo tenham sido aprovadas para diabetes e tenham sido usadas por milhões de pessoas, apenas a Novo recebeu a aprovação da FDA para vender o medicamento com a indiciação de tratamento da obesidade, enquanto espera-se que a Lilly receba a aprovação do órgão até o final do ano. Apesar de ter recebido a aprovação oficialmente em junho, a Novo enfrentou dificuldades para ampliar sua cadeia de fornecimento para atender à demanda por seu medicamento para obesidade, chamado Wegovy, e teve que lidar com uma escassez constante, o que a levou a repensar seu lançamento no mercado internacional.

A Lilly divulgou recentemente os resultados de um medicamento experimental para obesidade que produziu os resultados de perda de peso mais altos entre todos os tratamentos até agora. A empresa também adquiriu a startup de medicamentos para obesidade Versanis Bio por um valor estimado em até US$ 2 bilhões, apostando no medicamento experimental da startup que pretende ajudar as pessoas a perder peso enquanto preserva a massa muscular.

Conforme os medicamentos da Lilly e da Novo chegam ao mercado, outros players estão tentando entrar no que deve se tornar o maior mercado farmacêutico da década. A Pfizer, ansiosa para encontrar um negócio sustentável após o declínio da pandemia do COVID-19 e o sucesso de suas vacinas, está correndo para desenvolver um medicamento oral para tratar a obesidade que possa competir com os medicamentos da Lilly e da Novo, mas teve que interromper o desenvolvimento de um dos medicamentos por motivos de segurança. A Amgen e a Viking Therapeutics também estão no processo de desenvolvimento dos seus próprios medicamentos para tratar a obesidade, na esperança de oferecer medicamentos que tenham uma vantagem competitiva em relação aos da Lilly e da Novo. Enquanto isso, outras empresas farmacêuticas estão tentando se realocar no mundo pós-pandemia e desenvolver negócios sustentáveis. A Johnson & Johnson, por exemplo, desmembrou sua divisão de saúde do consumidor e planeja simplificar seu portfólio para se concentrar em produtos de maior crescimento, como as ofertas oncológicas.

 

Fontes: BBC, Guiadafarmacia, Abeso

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