Curso
sobre Merchandising para Serviços
Farmacêuticos e e-commerce –
legislações, aplicabilidade e aumento do faturamento.
O que é
“merchandising”?
É uma ferramenta cujas
técnicas têm a finalidade de apresentar e repassar informações sobre os
produtos disponíveis nos pontos de venda. Diz respeito a colocação de um
produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o
consumidor.
No entanto, a
finalidade principal da ferramenta é atrair os clientes presentes no ponto de
venda, fazendo com os produtos e/ou serviços chamem à atenção do mesmo.
Como se aplica
“merchandising” em serviços farmacêuticos na farmácia?
Colocando em prática um
conjunto de técnicas, que por meio da apresenta apresentação apropriada dos
serviços farmacêuticos disponíveis, auxiliam no aumento da rentabilidade da
farmácia.
A legislação sanitária
e profissional farmacêutica nos apresenta uma nova farmácia, voltada para a
saúde, não mais para a doença. Com este conceito –farmácia espaço de saúde – surgem
diversas oportunidades de negócios, pois ainda não é aplicado pela maioria dos
profissionais.
Primeiramente pelo
desconhecimento dos regramentos (legislações), depois pelo paradigma que
farmácia vende remédio e principalmente pela dificuldade de se vender serviço, algo
intangível, os serviços farmacêuticos, prestados na farmácia.
Existem dois tipos de
merchandising: o permanente (ações ao longo do ano) e o pontual (promocional),
realizado em datas comemorativas ou de relevância para a saúde.
Conhecer o cliente e
entender seu perfil de compra é fundamental para aumentar as vendas e maximizar
os resultados farmacêuticos. Neste treinamento iremos abordar os fatores
críticos de sucesso em serviços farmacêuticos.
E- COMMERCE para
farmácias
O e-commerce brasileiro
deve crescer 15% em 2018 em relação ao ano passado, com previsão de faturamento
de R$ 69 bilhões. O ano deve registrar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas
virtuais, com um tíquete médio de R$ 310. Em 2017, o e-commerce obteve
faturamento de R$ 59,9 bi e fechou com 203 milhões de pedidos e um tíquete médio
de R$ 294, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
(ABComm).
De acordo com dados da
Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2011, o comércio eletrônico ocupou cerca de
33% do varejo nacional. A categoria Saúde/Perfumaria e cosméticos ultrapassou
Moda e Acessórios e liderou o ranking de pedidos no primeiro semestre de 2018 e
a sexta categoria em volume financeiro, apresentando um crescimento de 33% no
volume de pedidos e 45% em faturamento, conforme mostra a edição 38 da pesquisa
webshoppers (eBit). A pesquisa ainda mostra que a região Sul foi a que mais cresceu:
foram 1,8 milhões de pedidos a mais do que no primeiro semestre de 2017.
A
equipe da farmácia tem participação importantíssima em todas as ações
realizadas, incluindo as de venda de produtos e serviços. Isto faz com que
treinar a equipe, de maneira continuada, seja a um fator crítico de sucesso.
Criar sinergia e transmitir mensagens aos clientes, além de reconhecer e criar
necessidades (desejos) fazem parte desta engrenagem de venda de produtos e
serviços farmacêuticos.
Data:
10
de novembro de 2018
Horários:
8h – Recepção
8h30min – 12 h -
Merchandising para serviços farmacêuticos
12h – 13 h - almoço
13h – 17h –
Merchandising na prática e E-commerce
Conteúdo
programático:
- Mercado farmacêutico
atual e perspectivas para o futuro próximo.
- Regramentos para a
Farmácia (foco em serviços) CFF e ANVISA.
- Condições necessárias
e serviços possíveis na farmácia.
- MIPs.
- Conceitos de
marketing em serviços.
- Modelos de gestão.
- Como elaborar uma
estratégia de merchandising?
- Conhecendo nosso
cliente/usuário.
- Como está minha
farmácia? Pronta para o modelo de Espaço de Saúde?
- Pontos principais
para que o merchandising aconteça em sua Farmácia.
- Como aplico
treinamentos de equipe?
- Começando a venda de
serviços farmacêuticos.
- Metas a serem
atingidas e estímulos adequados ao público-alvo.
- Monitoramento de
serviços e estatísticas – rentabilidade.
- Legislações e-Commerce
- Farmácia de
Manipulação pode ter e-commerce!
- Procedimentos
padronizados (POPS) sugeridos para e-commerce na farmácia
- Mercado on line e
Direito do Consumidor
- Redes sociais
(divulgações)
Local:
LIZON
CURITIBA HOTEL – em frente à Rodoferroviária
Endereço:
Avenida Sete de Setembro, 2246
CEP:
80.060-070 | Centro | Curitiba | PR
Inscrições
– VAGAS LIMITADAS
·
R$ 188,00 (Cento e oitenta e oito
Reais). Pagos com boleto bancário.
Desconto para empresas com mais de
5 inscrições.
·
Coffee
break incluso
·
Será disponibilizado material para
acompanhamento via e-mail
·
Forneceremos certificados de
participação
Obs.
Haverá opção para Almoço no local (valor médio de R$ 40,00 por pessoa). O Hotel
conta com estacionamento.
Apresentador/facilitador
Luís Fernando Brum,
Farmacêutico Formado
pela UFRGS, Especialista em Farmacotécnica Homeopática pela AMHPR, Pós
Graduando em Administração de Empresas pela FGV, Vigilância Sanitária e
Auditorias em Saúde pela UNINTER, Consultor Técnico em Legislações Éticas e
Sanitárias para Redes de Farmácias, Farmácias independentes e Escritórios de
Advocacia, Palestrante e Treinador Nacional sobre Temas Normativos, Membro da
Comissão de Ética do CRF RS (2012-2013), Membro da Comissão Científica do CRF
RS (2018-2019), Certificado pelo PNI em Sala de Vacinas 2018, Gerente da Brum
Consulting e Membro da GLG (Gerson
Lehrman Group) para processos ANVISA.
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