Como aumentar as vendas e rentabilizar negócios farmacêuticos de maneira segura


Curso sobre Merchandising para Serviços Farmacêuticos e e-commerce – legislações, aplicabilidade e aumento do faturamento.

O que é “merchandising”?

É uma ferramenta cujas técnicas têm a finalidade de apresentar e repassar informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda. Diz respeito a colocação de um produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor.

No entanto, a finalidade principal da ferramenta é atrair os clientes presentes no ponto de venda, fazendo com os produtos e/ou serviços chamem à atenção do mesmo.

Como se aplica “merchandising” em serviços farmacêuticos na farmácia?

Colocando em prática um conjunto de técnicas, que por meio da apresenta apresentação apropriada dos serviços farmacêuticos disponíveis, auxiliam no aumento da rentabilidade da farmácia.

A legislação sanitária e profissional farmacêutica nos apresenta uma nova farmácia, voltada para a saúde, não mais para a doença. Com este conceito –farmácia espaço de saúde – surgem diversas oportunidades de negócios, pois ainda não é aplicado pela maioria dos profissionais.

Primeiramente pelo desconhecimento dos regramentos (legislações), depois pelo paradigma que farmácia vende remédio e principalmente pela dificuldade de se vender serviço, algo intangível, os serviços farmacêuticos, prestados na farmácia.

Existem dois tipos de merchandising: o permanente (ações ao longo do ano) e o pontual (promocional), realizado em datas comemorativas ou de relevância para a saúde.

Conhecer o cliente e entender seu perfil de compra é fundamental para aumentar as vendas e maximizar os resultados farmacêuticos. Neste treinamento iremos abordar os fatores críticos de sucesso em serviços farmacêuticos.

E- COMMERCE para farmácias

O e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2018 em relação ao ano passado, com previsão de faturamento de R$ 69 bilhões. O ano deve registrar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com um tíquete médio de R$ 310. Em 2017, o e-commerce obteve faturamento de R$ 59,9 bi e fechou com 203 milhões de pedidos e um tíquete médio de R$ 294, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2011, o comércio eletrônico ocupou cerca de 33% do varejo nacional. A categoria Saúde/Perfumaria e cosméticos ultrapassou Moda e Acessórios e liderou o ranking de pedidos no primeiro semestre de 2018 e a sexta categoria em volume financeiro, apresentando um crescimento de 33% no volume de pedidos e 45% em faturamento, conforme mostra a edição 38 da pesquisa webshoppers (eBit). A pesquisa ainda mostra que a região Sul foi a que mais cresceu: foram 1,8 milhões de pedidos a mais do que no primeiro semestre de 2017.



A equipe da farmácia tem participação importantíssima em todas as ações realizadas, incluindo as de venda de produtos e serviços. Isto faz com que treinar a equipe, de maneira continuada, seja a um fator crítico de sucesso. Criar sinergia e transmitir mensagens aos clientes, além de reconhecer e criar necessidades (desejos) fazem parte desta engrenagem de venda de produtos e serviços farmacêuticos.


Data:

10 de novembro de 2018

Horários:

8h – Recepção

8h30min – 12 h - Merchandising para serviços farmacêuticos

12h – 13 h - almoço

13h – 17h – Merchandising na prática e E-commerce

 Conteúdo programático:

- Mercado farmacêutico atual e perspectivas para o futuro próximo.

- Regramentos para a Farmácia (foco em serviços) CFF e ANVISA.

- Condições necessárias e serviços possíveis na farmácia.

- MIPs.

- Conceitos de marketing em serviços.

- Modelos de gestão.

- Como elaborar uma estratégia de merchandising?

- Conhecendo nosso cliente/usuário.

- Como está minha farmácia? Pronta para o modelo de Espaço de Saúde?

- Pontos principais para que o merchandising aconteça em sua Farmácia.

- Como aplico treinamentos de equipe?

- Começando a venda de serviços farmacêuticos.

- Metas a serem atingidas e estímulos adequados ao público-alvo.

- Monitoramento de serviços e estatísticas – rentabilidade.

- Legislações e-Commerce

- Farmácia de Manipulação pode ter e-commerce!

- Procedimentos padronizados (POPS) sugeridos para e-commerce na farmácia

- Mercado on line e Direito do Consumidor

- Redes sociais (divulgações)


Local:

LIZON CURITIBA HOTEL – em frente à Rodoferroviária

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2246

CEP: 80.060-070 | Centro | Curitiba | PR



Inscrições – VAGAS LIMITADAS

·        R$ 188,00 (Cento e oitenta e oito Reais). Pagos com boleto bancário.

Desconto para empresas com mais de 5 inscrições.

·        Coffee break incluso

·        Será disponibilizado material para acompanhamento via e-mail

·        Forneceremos certificados de participação

Obs. Haverá opção para Almoço no local (valor médio de R$ 40,00 por pessoa). O Hotel conta com estacionamento.



Apresentador/facilitador

Luís Fernando Brum,

Farmacêutico Formado pela UFRGS, Especialista em Farmacotécnica Homeopática pela AMHPR, Pós Graduando em Administração de Empresas pela FGV, Vigilância Sanitária e Auditorias em Saúde pela UNINTER, Consultor Técnico em Legislações Éticas e Sanitárias para Redes de Farmácias, Farmácias independentes e Escritórios de Advocacia, Palestrante e Treinador Nacional sobre Temas Normativos, Membro da Comissão de Ética do CRF RS (2012-2013), Membro da Comissão Científica do CRF RS (2018-2019), Certificado pelo PNI em Sala de Vacinas 2018, Gerente da Brum Consulting e Membro da GLG (Gerson Lehrman Group) para processos ANVISA.

Acessem www.brumconsulting.com.br e solicitem a reserva de sua vaga através do contato da página.


Pages