Olá,
Quando falamos em treinamento vem
logo a pergunta: treinar para que? Essa pergunta não parte só do funcionário,
mas também é uma “preocupação” do empresário que pensa de maneira subliminar.
Ele pensa que vai preparar melhor um funcionário para depois perdê-lo para o
mercado, pensa que estará “cavando a sua própria sepultura” treinando pessoas
para outrem.
Bem, essa é uma maneira bem
equivocada de pensar. Em Primeiro lugar porque quem pensa assim sempre terá
funcionários de menor nível em suas empresas, em segundo lugar precisamos
lembrar que todos, bem ou mal, sempre treinamos nosso pessoal, ainda que de
maneira “prática” e sem uma metodologia adequada, sempre treinamos e ensinamos
nossos funcionários a fim de que eles possam executar as tarefas e/ou vendas
com a melhor eficiência e eficácia possível. Fazemos isso para conseguir
melhores resultados, tanto financeiros, como no atendimento ao cliente a fim de
conquistá-lo e mantê-lo em nossa empresa. Então, já treinamos. Mas precisamos
treinar com método. Mas como fazer isso?
Um detalhe importante é que
quando falamos em pessoal estamos falando da matéria mais importante e que é o
maior diferencial de qualquer empresa. As pessoas são, sem dúvida nenhuma, a
parte mais importante e essencial de uma empresa. Não são as Empresas que fazem
negócios com os Clientes, são as Pessoas que fazem negócios com as Pessoas.
É importante quando treinamos
nosso pessoal, lembrar ao funcionário que o seu aprendizado será um bem, em
primeiro lugar para ele mesmo. Ele deve vestir em primeiro lugar a sua própria
camisa, que será a sua marca e o seu desenvolvimento enquanto pessoa e ser
humano, capaz de obter o seu sucesso, e depois sim, ele poderá vestir a camisa
de nossa empresa. Quem não veste a sua camisa, não pode vestir a nossa. Quem
não quer aprender a servir não serve para viver.
Quando temos funcionários
capazes, aptos ao aprendizado, mas não o treinamos o perderemos, porque estes
querem aprender e vão buscar isso em outra empresa…
Sempre teremos funcionários que
precisam de motivação; quando se fala em treinamento, se fala também em
treinamento motivacional.
É interessante lembrar que mesmo
quem “saiba fazer” precisa de treinamento sim, sabe por que? Porque quem não
treina perde o foco mais cedo ou mais tarde. Vamos ver dois exemplos de
homens que obtiveram o maior destaque na sua área de atuação e vejamos se eles treinavam
ou não. Um deles foi o nosso amado Airton Sena, treinava demasiadamente, era
muito disciplinado e determinado, sabia fazer, mas não parava de treinar; o
outro é o maior campeão de Fórmula 1 de todos os tempos: Michael Schumacher,
treinava obcecadamente, cada vez que ganhava uma corrida treinava mais e mais
para continuar ganhando…
Outro motivo para o treinamento é
estar preparado para um momento quando se defrontar com uma situação, às vezes
inusitada, às vezes não rotineira, mas que é bom estar bem atendo e ágil para
quando se passar por ela se “tirar de letra”.
Texto de Benito Pepe - http://www.benitopepe.com.br
Desenvolvi um treinamento para
Farmacêuticos e Colaboradores direcionado a regularização, normatização e
oferta de SERVIÇOS FARMACÊUTICOS nas Farmácias com manipulação e Farmácias sem
manipulação (Drogarias).
Os “serviços”, já sabemos, é o
diferencial competitivo do Mercado de Farmácias nesta década. Mas como todo
serviço de saúde é regrado pela ANVISA e Conselho Federal de Farmácia! “ NÃO
BASTA QUERER, PRECISAMOS SABER COMO FAZER”.
Mas não basta saber como fazer!
Precisamos saber ofertar!
Este treinamento consiste em
módulo on line (apresentação de legislações e técnicas de venda de serviços) e
módulo presencial (aplicação dos conceitos e tira dúvidas).
Gostou deste modelo de
treinamento? Tens sugestões? Tens dúvidas? Quer agendar uma conversa sem
compromisso?
Em respeito, Clientes da Brum
Consulting contam com valores diferenciados e prioridade de agenda.
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Abraço!
Luís Fernando Brum
Consultoria Farmacêutica
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