Marketing eficaz na Farmácia- sucesso de vendas!

 


Marketing de relacionamento – Desafio para a farmácia, mas sucesso para o negócio.

“O foco principal deste relacionamento é o cliente, assim, o objetivo final é a satisfação deste”.

Em minha experiência com farmácias e farmacêuticos de todo o Brasil, observo que a atenção dada ao relacionamento com o cliente é deixada em um segundo plano, o que vejo, é uma decisão equivocada.

As legislações (leis, portarias e resoluções) nos apresentam uma linha/rota que devemos seguir, mas estão longe de serem fatores impeditivos do negócio.

A definição de cliente inclui todas as organizações ou pessoas que mantem uma ligação direta com a Farmácia. O mercado vive a realidade onde as farmácias devem/precisam oferecer valores aos clientes. É crítico que as empresas tenham qualidade, que o produto seja impecável e o preço competitivo. As palavras sugerem uma tarefa até simples, mas colocar em prática exigem confiança e orientação.

A competição está aí, batendo na porta. O desafio de crescer é imperativo. Até o terço final do século XX o marketing era orientado para a produção. As empresas apostavam que os produtos seriam vendidos, independente de seus atributos técnicos, bastava oferecer! Ainda existem farmácias que acreditam nisso...ainda premiam seus gerentes e funcionários por vendas e não por exemplo, fidelização de clientes (posso chamar de premiação por satisfação do cliente).

As ações de marketing devem estar no contexto da satisfação e retenção de clientes (aqui também devemos atentar para novos clientes). Uma pesquisa recente da Consultoria Mckinsey (https://www.mckinsey.com.br/) demonstrou que compras repetidas (clientes fiéis) geram mais que o dobro de lucratividade, considerando os novos clientes. Em minha página foi publicado um texto de trabalho sobre a inteligência de negócio e CRM (https://www.brumconsulting.com.br/2021/07/inteligencia-de-negocios-e-crm-podem-alavancar-resultados-no-mercado-farmaceutico.html ), os convido a ler.

Veja seu cliente como um excelente, o melhor, ativo de sua empresa!

Em marketing de relacionamento temos os 4P’s:

- Produto – o que nós oferecemos ao nosso cliente. Aqui a essência de nossa farmácia!

- Processo – nossos procedimentos. Desde a recepção do pedido até a entrega, passando por pagamento, embalagens...

- Performance – Cumprimos tudo que prometemos. Nós fazemos a coisa certa!

- Pessoas – Interação de nossos funcionários com o cliente. Como são feitas as interações? Como nosso cliente vê nosso funcionário?

Mas como obter sucesso com marketing de relacionamento?

Dicas:

a) Construa relacionamentos com seus clientes. Fique próximo e tente entender suas necessidades e, assim sirva-os!

b) Relacionamentos levam a retenção do cliente. Reter um cliente é bem menos custoso que conseguir um novo cliente! Reter é um conjunto de ações contínuas e monitoradas.

c) Use referências. Efeito da propaganda boca-a-boca. Propague as opiniões de seus clientes.

d) Recuperar clientes. Um cliente que recebeu um tratamento fraco, ou não teve um bom pós venda deve ter sua atenção. Cliente não totalmente satisfeito é parte do negócio, mas devemos buscar um jeito de fazer melhor. Erros podem se tornar oportunidades!

e) Confiança. Este é um elemento essencial! Em relacionamentos a palavra, promessa ou declaração devem ser cumpridas. Alimente esta estratégia em sua equipe.

Marketing de relacionamento é uma maneira aprimorada de interação com seu cliente, permitindo que sua farmácia satisfaça necessidades, agregando e comunicado valor de seus produtos e serviços.

Passos que sugiro para iniciar este projeto:

1) Tenha e use seu banco de dados existente. Faça a pergunta: _ como gerenciar este banco de dados? Sugestão que dou é que delegue um responsável

2) Defina seus clientes alvo. Quais seus clientes mais valiosos? Quais têm potencial de crescimento? Quais são apenas clientes?

3) Como vamos agir? Defina a estratégia de atuação. Programa de pontos? Adesão a campanhas? Volume de vendas?

4) Lançamentos. São primordiais para que os envolvidos (público interno e externo - stakeholders) se comprometam com os ganhos dos programas.

5) Monitorar suas estratégias. Aqui o calcanhar de Aquiles das farmácias! Pesquisas de satisfação bem elaboradas ajudam bastante.

Espero ter contribuído para seu negócio!

Fico com dúvidas? Tem sugestões? Faça contato!

 

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