Anvisa, CRF e entidades farmacêuticas debatem descarte de medicamentos e resíduos sólidos

A ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, o CRF – Conselho Regional de Farmácia, a Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Órgãos Ambientas, farmacêuticos, acadêmicos, professores, sindicatos e empresas debateram na manhã desta quinta-feira, 11, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Descarte de medicamentos no Tocantins.


“O objetivo desse encontro é que todos tenham conhecimento da Política para pensarmos em conjunto uma proposta de trabalho para o Tocantins” revela a representante da ANVISA, Simone Ribas. Segundo ela, todas essas instituições precisam traçar um plano para o descarte correto desses resíduos. “Já que o descarte inadequado polui o meio ambiente. A água e os alimentos, por exemplo, podem conter resíduos principalmente de medicamentos veterinários” afirma.

“O grupo de trabalho, com representantes de todas as instituições ligadas ao meio ambiente e a saúde, irá desenvolver uma sistemática do descarte seguro desses resíduos, bem como os acordos intersetorias e as parcerias público-privadas” explica o diretor de Vigilância Sanitária do Estado, Ullannes Passos Rios.


Legislação

A Resolução RDC 3062004 da ANVISA dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços da saúde, como hospitais, clinicas e farmácias. Esses estabelecimentos são responsáveis pelo descarte de seus resíduos e medicamentos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305) diz que a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. 

Foto: Divulgação           Fonte: Gabriela Almeida     

Pages