O cenário das marcas próprias no Brasil e como a Pague Menos alcançou R$ 164,6 milhões em vendas

A economia brasileira passa por um período tumultuado. “No curto prazo, existe ainda um estoque de dívidas provenientes de anos anteriores que corroem o poder de compra da população. Um dos fatores que contribui para isso é que a cesta básica dobra de valor nos últimos anos enquanto a renda média se mantém. A corrosão do poder de compra do brasileiro limita sua renda que hoje tem 75% comprometida com dívidas e gastos básicos de alimentação”, explica o diretor Retail Services Brasil da NielsenIQ, Domenico Tremaroli.

Isso reflete em uma redução na lealdade a canais, bem como a marcas, pois para continuar consumindo a população precisa buscar alternativas. “Esse cenário mostra que a solução encontrada por 17% dos brasileiros for comprar produtos de marca própria (MP). Isso porque, as pessoas querem um produto com preço mais baixo e com qualidade, e a marca própria entra exatamente neste local. Entretanto, a cada R$100 gastos, no Brasil, apenas 1,90 são gastos em marcas próprias, havendo ainda um espaço enorme para desenvolvimento, especialmente em toda a América Latina”, orienta Tremaroli.

Segundo uma pesquisa da NielsenIQ, recentemente houve um crescimento global de 12,2% em valor percebido nas marcas próprias. “Enquanto as marcas totais cresceram 14,4%, as MPs cresceram 17%”, destaca o especialista da NielsenIQ.

Segundo a pesquisa, os compradores de MP são mais concentrados em classes altas, AB, e em lares menores, de até duas pessoas. “A promoção é um elemento relevante no incentivo a compra destes produtos, com os consumidores apontando percepção de compra de 37,9%do volume de PM em promo, com aumento de 37,2%”, conta Tremaroli.

O especialista também destaca que o canal farmacêutico é o que mais cresce nas MPs “O farma vem trabalhando em diferentes pilares para desenvolver as MPS, como preço, afinal, 93% das categorias com MP crescem no farma, sendo que 92,9% delas são em média 32% mais baratas que a média de preços da categoria. O canal aumenta cada vez mais a oferta de produtos disponíveis para o consumidor: são 37% mais itens de MP versus o existente no início de 2022. Além disso, há uma questão de preço: as MPs da farmácia são as primeiras opções de preço disponíveis”, alerta Tremaroli.


Case Pague Menos

Desde o lançamento de seus primeiros produtos de marcas próprias em 2001, a Pague Menos tem mantido um constante investimento na expansão e diversificação de seu portfólio. Em conjunto com a Extrafarma, as empresas têm se destacado como referências em suas marcas, oferecendo uma ampla variedade de produtos exclusivos, totalizando mais de 1.300 itens em suas linhas. Esses produtos abrangem diversas categorias, como primeiros socorros, produtos veganos, dermocosméticos, mamãe e bebê, vitaminas e suplementos. Com a aquisição da Extrafarma, concluída em agosto de 2022, a Pague Menos expandiu seu portfólio com mais 150 itens, totalizando agora 10 marcas em sua linha exclusiva.

No segundo trimestre de 2023, os itens de marcas próprias da Pague Menos apresentaram crescimento de 15,7% em relação ao mesmo período de 2022, atingindo 6,8% das vendas totais com R$ 167,2 milhões e 5,6% em Extrafarma com R$ 29,9 milhões, que antes da aquisição a participação dessa categoria em Extrafarma era inferior a 2,5%, menos da metade do patamar atual. Além disso, é importante destacar que esse bom desempenho ocorre mesmo diante da queda na demanda por itens relacionados à Covid-19, como máscaras e álcool gel, onde as marcas próprias da Pague Menos tiveram uma relevância significativa nos momentos mais críticos da pandemia.

“Apenas no primeiro trimestre de 2023, lançamos mais de 70 novos itens de marcas próprias, incluindo protetor solar em bastão, suplementos alimentares, pack de lenços umedecidos, linha de pentes e escovas, e barras de proteínas. Até o final do ano, a previsão é de que sejam lançados mais 20 itens. Esse movimento reforça nossa estratégia de investir em inovação e oferecer produtos de marca própria de qualidade, conquistando cada vez mais a confiança dos consumidores”, ressalta Larissa Pinheiro, diretora Comercial OTC, HNB, MP, Trade e Layout da Pague Menos e Extrafarma.

Todos os produtos da Companhia estão amplamente disponíveis para os consumidores nas 1.600 lojas localizadas em 389 municípios. Adicionalmente, a empresa adota uma visão estratégica de omnicanalidade, que lembra aos consumidores que podem encontrar uma ampla variedade de produtos e serviços nas lojas físicas, por telefone, pelo site ou pelo aplicativo.  Essa abordagem oferece maior comodidade e conveniência durante a jornada de compra, permitindo que eles adquiram produtos de maneira flexível e personalizada, em qualquer momento e de qualquer lugar.


Fontes: Guia da Farmácia | Guia da Farmácia

Pages