Anvisa publica cartilha que orienta sobre acesso ao Sistema Canais

Fornecer orientações claras sobre o acesso das Vigilâncias Sanitárias ao Cadastro Nacional de Inspetores Sanitários (Canais) – um banco de dados nacional que irá permitir a troca de informações sobre certificação em Boas Práticas de Fabricação (BPF) entre as Vigilâncias locais e a Anvisa. Este é o objetivo da cartilha intitulada “Cadastro de instituições e acesso ao Sistema Canais – perguntas frequentes”.

Por meio de perguntas e respostas, a cartilha orienta os usuários sobre como se cadastrar no sistema, aborda aspectos relacionados aos gestores de segurança das instituições, senhas e outras informações complementares. 

O sistema Canais foi criado pela RDC nº 47/2011, que uniformiza as atividades de inspeção em indústrias de medicamentos de todo o país. A Resolução, publicada na quarta-feira (21/9) da semana passada, estabelece Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) que deverão ser utilizados pelos órgãos de vigilância sanitária na condução das fiscalizações destes estabelecimentos. 

Além da RDC, foi aprovada, ainda, a Instrução Normativa nº 05/2011, que instituiu um grupo de trabalho responsável pelo monitoramento dos documentos e procedimentos. Segundo o diretor Jaime Oliveira, “o grupo terá representação tripartite e vai assegurar a atualização permanente das práticas de inspeção”. 

 
Veja a íntegra da RDC nº 47



Pages