Anvisa inclui mefedrona na lista de drogas ilícitas


A diretoria da Anvisa decidiu nesta terça-feira (2/8) incluir a Mefedrona na lista de substâncias proscritas, portanto sua venda passa a ser proibida no país sendo considerada droga ilícita. A medida entra em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), o que deve acontecer nos próximos dias.

Assim que a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa estiver publicada, a comercialização da Mefedrona passará a ser crime, com o mesmo tratamento dispensado às outras drogas ilícitas.

 
A decisão sobre o enquadramento da Mefedrona foi tomada durante a reunião semanal da Diretoria Colegiada da Anvisa na tarde desta terça-feira (2/8). A decisão partiu de entendimentos mantidos entre a Anvisa e a Polícia Federal. A Mefedrona vinha sendo utilizada para a produção de uma droga sintética, capaz de provocar euforia, hipertensão e delírios. Além de levar seus usuários à condição de dependentes químicos em curto espaço de tempo.

Pelos dados da Polícia Federal, a nova droga sintética produzia nos dependentes químicos os mesmos efeitos da cocaína e do ecstasy.

No Brasil, são consideradas drogas ilícitas aquelas listadas na Portaria 344/98. A mesma portaria também define quais são os medicamentos sujeitos ao controle especial, mais conhecidos como tarja preta.
 
Ana Júlia Pinheiro Rodrigues
Fonte: Imprensa Anvisa 

Pages