Profissionais de vigilância serão treinados nos municípios

Uma parceria entre a Anvisa e a Secretária de Saúde de Minas Gerais vai garantir capacitação para os trabalhadores que atuam na vigilância sanitária em todo o Brasil. A partir de setembro começa o curso de Ações Básicas de Vigilância Sanitária, que na primeira fase vai treinar 1.500 profissionais da região Norte do país e de Minas Gerais. Será um curso a distância, realizado por meio do Canal Minas Saúde, com 120 horas dedicadas aos temas que fazem parte do dia-a-dia destes profissionais.


Para a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito, esta iniciativa marca o compromisso da Anvisa com a promoção do conhecimento na área de vigilância sanitária. “Com essa dimensão, é a primeira vez que oferecemos aos profissionais do sistema de vigilância uma capacitação sólida que irá colaborar na prevenção do risco em cada município deste país”, afirmou Cecília. A diretora destaca ainda o trabalho do Canal Minas Saúde que vai utilizar a sua experiência no ensino à distância para realizar este curso. 


 O objetivo da capacitação é preparar as equipes municipais para tratar com autonomia os riscos sanitários de cada localidade. Para isso, o curso vai estimular a troca de conhecimento, o acúmulo de experiências e o fortalecimento do trabalho das equipes.


Todo o conteúdo didático do curso foi estruturado na linguagem web por pedagogas do Núcleo de Educação à Distância do canal Minas Saúde e será acompanhado pela Anvisa e a Vigilância em Saúde de Minas Gerais. As vídeo-aulas serão transmitidas em dias e horários pré-determinados. Os alunos também contarão com apoio de 85 tutores que acompanharão o desenvolvimento das aulas.


Inscrições

As inscrições já estão abertas para os profissionais de vigilância sanitária dos municípios de Minas Gerais e dos municípios da região Norte. Basta acessar o site www.portalminassaude.com.br e preencher o formulário. As aulas começam no próximo mês de setembro.


Carlos Augusto


Pages