Funed recebe reconhecimento da OMS

A Funed é o primeiro laboratório brasileiro a ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como referência no controle de qualidade de medicamentos para o continente Americano. O reconhecimento da OMS é uma comprovação da qualidade do trabalho realizado pelo laboratório de Análise de Medicamentos da Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Minas Gerais, e abre as portas para que o Brasil possa realizar análises de interesse da OMS.

Para conquistar o título, a Funed contou com o apoio da Anvisa, que acompanhou o trabalho de preparação do laboratório mineiro. Junto com o laboratório, a Agência chegou a simular uma avaliação para identificar os pontos frágeis antes da inspeção da OMS.  O processo de pré-qualificação realizado pelo organismo internacional é feito com o apoio de consultores estrangeiros que visitam os laboratórios candidatos e verificam as condições de trabalho e adequação de procedimentos.

Além do mérito pelo trabalho, o reconhecimento da OMS também traz benefícios financeiros ao laboratório, já que a instituição passa a ter acesso ao mercado de análises de medicamentos no âmbito internacional. O laboratório da Funed é um laboratório estadual de Minas Gerais.



Pages