Estados Unidos oferecem capacitação para Farmacopeia brasileira

A Anvisa e a Farmacopeia dos Estados Unidos da América (EUA) assinam, nesta quinta-feira (18/8), um acordo para capacitação dos profissionais brasileiros que atuam na padronização da Farmacopeia no país. O acordo é voltado para atividades de educação entre a Anvisa, os comitês da Farmacopeia Brasileira e a U.S Pharmacopeia Convention (USP), responsável pela farmacopeia norte-americana.

A Farmacopeia é o documento oficial de formulações e monografias de medicamentos utilizado como padrão de qualidade para os laboratórios produtores e pesquisadores. Trata-se de um documento estratégico para que o país tenha autonomia na produção de medicamentos.

Para o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu  Barbano, que participa da assinatura do acordo, essa troca de conhecimento é fundamental para que os medicamentos utilizados pela população tenham garantias de qualidade cada vez mais elevadas em um mercado globalizado. "O ensino técnico e científico e a formação de profissionais envolvidos no desenvolvimento de padrões de qualidade são importantes para o desenvolvimento regional e global da saúde pública", destaca Barbano.

A assinatura acontecerá durante o encontro científico Improving the Quality of Medicines – Aperfeiçoamento da Qualidade dos Medicamentos.  O evento também contará com a presença do diretor-executivo da USP, Roger L. Williams, que define o trabalho das farmacopeias do Brasil e EUA como estratégico para dar segurança aos usuários de medicamentos. “O mundo depende de medicamentos de boa qualidade para salvar vidas, restaurar a saúde, tratar e prevenir doenças”, diz Williams.

Ainda este ano, pelos menos dois eventos devem ser realizados na Anvisa com a participação de especialistas da Agência e da USP. Validação de metodologias analíticas, detecção de impurezas em medicamentos e análise microbiológica serão alguns dos temas abordados.

No Brasil, a Farmacopeia vem sendo publicada desde 1929. A última edição foi lançada em dezembro de 2010. Esta quinta edição está sendo impressa pela Fiocruz e já está disponível no site da Anvisa.


Assinatura de acordo entre Anvisa e US Pharmacopeia

Onde: São Paulo Renaissance Hotel – Sala América do Sul, Al. Santos, 2233 – São Paulo/S
Quando: 18 de agosto, das 13h às 17h





Carlos Augusto de Moura


Pages