Lançada 3ª edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira

Já está disponível a 3ª edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira (FHB). A nova edição do documento traz 82 monografias de insumos ativos utilizados na preparação de medicamentos homeopáticos. Entre estas, 46 são inéditas e 36 são revisões das monografias que já estavam inscritas na 2a edição do documento.

A farmacopeia define o padrão de qualidade dos medicamentos elaborados no país, permitindo segurança e autonomia na produção destes produtos. A Farmacopeia Homeopática é fundamental para as farmácias e laboratórios que preparam insumos homeopáticos, para os profissionais habilitados na prescrição de medicamentos homeopáticos, para os órgãos fiscalizadores e para a prática do ensino da homeopatia. O conteúdo proposto para a 3ª edição diferencia-se da edição anterior por ser mais simples, direto e objetivo.

A 3ª edição da FHB foi lançada nesta terça-feira (6/8), em Foz do Iguaçu, durante o VIII Congresso Nacional de Farmácia Homeopática. Para a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito, o lançamento da nova edição marca o compromisso da Anvisa com o desenvolvimento da produção de medicamentos no país. “A homeopatia está inserida no Sistema Único de Saúde e a Anvisa está totalmente voltada para o desenvolvimento das políticas públicas para a promoção da saúde. Esta nova edição melhora a capacidade do país na adoção de alternativas terapêuticas”, afirma Cecília.

No Brasil, medicamentos homeopáticos somente podem ser prescritos por médicos, veterinários e odontólogos, e manipulados ou adquiridos em farmácias ou drogarias sob a responsabilidade do farmacêutico homeopata. Em 2006, o Ministério da Saúde editou portaria que inclui no SUS a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Com este ato, os gestores de saúde de estados e municípios são autorizados e incentivados a oferecer, em seus serviços, o atendimento em homeopatia. A primeira edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira foi publicada em 1977.




Carlos Augusto Moura



Pages