Reunião pública da Diretoria Colegiada da Anvisa acontece esta terça no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira (13/9), a reunião da Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa será realizada no Rio de Janeiro, na Tenda da Ciência do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz. É a primeira vez que a reunião do colegiado acontece fora da sede da Agência, em Brasília. A transferência é uma homenagem prestada pela Anvisa aos 30 anos de existência do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde).

Um dos itens da pauta é a proposta de resolução para uniformizar as atividades de inspeção em indústrias de medicamentos. O objetivo é criar padrões para procedimentos, programas e documentos adotados nas inspeções em todo país.

“A inspeção das indústrias de medicamentos é feita de forma descentralizada pelos órgãos de vigilância sanitária em estados e municípios. A uniformização de procedimentos e documentos vai facilitar o gerenciamento dos dados e assegurar que a Anvisa exerça posição efetiva de coordenação do Sistema”, explica o diretor da Agência Jaime Oliveira.

A norma também cria o sistema Canais, que irá permitir a troca de informações sobre certificação em Boas Práticas de Fabricação entre as Vigilâncias locais e a Anvisa. Além da Resolução, será aprovada, ainda, Instrução Normativa que institui um grupo de trabalho responsável pelo monitoramento dos documentos e procedimentos. “O grupo terá representação tripartite e vai assegurar a atualização permanente das práticas de inspeção”, esclareceu o diretor.

Durante a reunião, serão discutidos, também, o trabalho e o papel do INCQS junto ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e a assinatura de acordos de cooperação entre o Instituto e a Anvisa.

A reunião da Diretoria Colegiada desta terça-feira (13/9) será transmitida em tempo real pela internet, por link que estará disponível para acesso no site da Anvisa.  Os interessados também podem participar presencialmente, sem necessidade de inscrição prévia.



Reunião Pública da Diretoria Colegiada da Anvisa
Quando:
terça-feira (13/9), às 9h
Onde: Tenda da Ciência do Museu da Vida. Sede da Fundação Oswaldo Cruz. Avenida Brasil, 4365. Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ.


Vanessa Amaral


Pages