A importância da Informação para Empresas de Sucesso

 
Uma abordagem sobre a importância da informação no atual ambiente empresarial.
 
Por Fernando Brum

A informação assume atualmente uma importância crescente, sendo um diferencial de sucesso, pois o turbilhão de acontecimentos externos obriga as organizações a enfrentar novas situações, onde a informação torna-se fundamental para a descoberta e introdução de novas tecnologias, bem como para explorar as oportunidades de investimento. Ela é o farol orientador das oportunidades existentes e sinalizadora das ameaças a que a empresa esta sujeita, pois ela reduz as incertezas durante o processo de tomada de decisão e, consequentemente, aumente a sua qualidade. 


O diferencial das empresas e dos profissionais está diretamente ligado à valorização que dão à informação, ao conhecimento e como os utilizam no atendimento às demandas do mercado e na busca de soluções inovadoras. Para OLIVEIRA (1992), a informação auxilia no processo decisório, pois quando devidamente estruturada é de crucial importância para a empresa, associa os diversos subsistemas e capacita a empresa a impetrar seus objetivos. Ou seja, os benefícios oferecidos pelas decisões acertadas, baseadas em informações valiosas, representam o sucesso da empresa. 

A informação tornou-se tão importante que DRUCKER (1993 a,b) defende o primado da informação como a base e a razão para um novo tipo de gestão, em que a curto prazo se perspectiva a troca do binómio capital/trabalho pelo binómio informação/conhecimento como fatores determinantes no sucesso empresarial. Na atual “Era da Informação”, as empresas buscam soluções que as diferenciem, que aumentem a sua competitividade e possibilitem assumir um posicionamento estratégico, onde decisões rápidas e corretas são fundamentais para alcançar bons resultados. A gestão moderna exige que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informação e conhecimento, que são a chave da produtividade e da competitividade.
“Quem dispõe de informações de boa qualidade, fidedignas, em quantidade adequada e no momento certo, adquire vantagens competitivas, mas a falta de informação dá brechas à erros e à perda de oportunidades.”
Portanto, o aumento da intensidade da concorrência e da complexidade do segmento empresarial faz sentir a necessidade de obter melhores recursos do que os dos seus concorrentes, de inovar/otimizar sua utilização. Assim, o acesso à informação e a capacidade de dela extrair e aplicar conhecimentos é vital para o aumento da capacidade concorrencial e o desenvolvimento das atividades comerciais num mercado sem fronteiras, pois o propósito básico da informação é justamente esse, proporcionar um uso eficaz e eficiente dos recursos disponíveis, maximizando os resultados obtidos e, portanto, definindo o futuro da organização.
Referências
  • OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informação gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. 8. ed., São Paulo: Atlas, 1992.
  • PADOVEZE, Clóvis Luís. Sistemas de Informações Contábeis: fundamentos e análise. 2. ed., São Paulo:Atlas, 2000.
  • Drucker, P. (1993 a)- Gerindo para o Futuro. Difusão Cultural. Lisboa.
  • Drucker, P (1993 b)- Sociedade Pós-Capitalista. Difusão Cultural. Lisboa.
  • http://www.san.uri.br/~regiane/wp-content/uploads/2010/11/artigo.PDF
  • http://www.ipv.pt/millenium/19_arq1.htm
  • http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Gestao_da_Informacao.htm


A Brum Consulting ajuda você!
Conheça o ACD e saiba como.

Pages