Parceria capacita laboratórios de fármacos e medicamentos em Pernambuco e depois no Rio Grande do Sul

Estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva de fármacos e medicamentos por meio da implantação de sistemas de gestão da qualidade em laboratórios. Esse é o objetivo da série de capacitações que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promovem até o dia 29 de junho, para  profissionais da Rede de Laboratórios Colaboradores da Farmacopéia Brasileira (Relaf). Nos próximos dias 21 e 22, a iniciativa acontece em Recife (PE).

A Relaf é responsável por realizar estudos referentes à qualidade de fármacos e medicamentos no Brasil, além do monitoramento de substâncias químicas de referência. “Com a implantação de sistemas de gestão da qualidade nesta rede de laboratórios, contaremos com análises e padrões de reconhecimento internacional, o que beneficia diretamente a cadeia produtiva de fármacos e medicamentos brasileira”, afirma a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal.
 
Realizada por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileira (PAIIPME), a série de capacitações é baseada na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, internacionalmente reconhecida no que se refere a sistemas de gestão da qualidade em laboratórios.

A capacitação já passou por Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e, após ocorrer em Recife (PE), seguirá para Porto Alegre (RS). Para o coordenador do Centro de Estudos e Desenvolvimento Analítico Farmacêutico da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedafar/UGMG), Gerson Antonio Pianetti, que participou da capacitação, a iniciativa é o primeiro e fundamental passo para que os laboratórios tenham a acreditação do Inmetro. “A qualidade dos resultados obtidos nesses laboratórios é a garantia de que os produtos da Farmacopéia Brasileira são confiáveis e reprodutíveis”, afirma. “Medicamento não é um bem de consumo qualquer. Ter a certeza de sua segurança e eficácia é determinante para o cumprimento da ação terapêutica”, completa Pianetti.

O que é a Farmacopéia Brasileira

A Farmacopéia Brasileira é o Código Oficial Farmacêutico do País. Nela são estabelecidos, entre outras coisas, os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde. O compêndio é elaborado por uma comissão composta por acadêmicos, representantes da classe farmacêutica, indústrias e prestadores serviços.

Parte das atividades relacionadas à Farmacopéia é desenvolvida nos laboratórios da Relaf, geralmente instalados em Universidades. “Nossa expectativa é de que, em um futuro próximo, a Farmacopéia Brasileira possa contar com uma rede de laboratórios colaboradores altamente estruturados e que o material técnico-científico produzido por ela tenha qualidade inquestionável”, diz o responsável pela coordenação da Farmacopéia Brasileira, Antônio Carlos da Costa Bezerra.

SERVIÇO
Capacitações na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005
 

Recife (PE)
Data: 21 e 22 de junho
Local: Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE
End: Av.Professor Arthur de Sá S/N - Cidade Universitária


Porto Alegre (RS)
Data: 28 e 29 de junho
Local: Faculdade de Farmácia da UFRGS
End: Av. Ipiranga, 2752


Fonte: Anvisa



Pages